Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Alerta prestação de serviços em sites não oficiais

Em caso de dúvida ligue (+351) 211 950 500 - Linha Registos.

 

Prestação de serviços online em sites não oficiais

O Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) disponibiliza diversos serviços na Internet através do Portal da Justiça, em https://justica.gov.pt/, e através do portal de serviços públicos ePortugal. 

Existem, no entanto, entidades não oficiais e sem qualquer ligação ao IRN, que promovem nos seus sites a tramitação de documentos, como certidões de registo civil, de registo comercial e registo predial, que poderão induzir o cidadão de que está a utilizar um serviço do IRN e levá-lo a pagar valores mais elevados por esses atos de registo, podendo mesmo não chegar a  receber o serviço por essa via requerido. 

Os pedidos de pagamento são, nessas situações, enviados por email ou por sms e, uma vez efetuados a favor dessas entidades, o requerente obtém documentos que poderão não ter valor legal ou o desiderato pretendido, como por exemplo, pedidos de registo, certidões, nacionalidade. 

Para evitar eventuais constrangimentos, e em caso de dúvida, o IRN recomenda que confirme se o serviço é oficial, ligando para a Linha Registos (+351) 211 950 500, ou enviando um email para os contactos do IRN.

Se suspeitar que foi alvo de fraude denuncie a situação às autoridades competentes.

Para combater este tipo de práticas que podem confundir ou enganar o cidadão, divulgamos uma lista, não exaustiva, de entidades que não têm relação com o IRN e que promovem serviços não oficiais

  • https://e-registo.pt - disponibiliza formulários para pedidos de certidões de nascimento, casamento e óbito.
     
  • https://certidao-obito-pt.org - Portal das certidões de óbitos - pedidos de certidão de óbito.
    O site disponibiliza um formulário de pedido de certidão de óbito e solicita um valor superior ao legalmente previsto para a emissão da certidão em causa, se pedida através do serviço oficial Civilonline. 
     
  • https://certidao-nascimento-pt.org - Portal das certidões civis de nascimento -  pedidos e certidão de nascimento.
    O site disponibiliza um formulário de pedido de certidão de nascimento e e solicita um valor superior ao legalmente previsto para a emissão da certidão em causa, se pedida através do serviço oficial Civilonline. 
     
  • https://certidoes-nascimento-pt.org - Portal de Informação e Gestão Online de Certidões de Nascimento - pedidos de certidão de nascimento.
    O site disponibiliza um formulário de pedido de certidão de nascimento e e solicita um valor superior ao legalmente previsto para a emissão da certidão em causa, se pedida através do serviço oficial Civilonline.
     
  • https://certidao-casamento-pt.org - certidão de casamento.
    O site disponibiliza um formulário de pedido de certidão de nascimento e e solicita um valor superior ao legalmente previsto para a emissão da certidão em causa, se pedida através do serviço oficial Civilonline.
     
  • www.registoonline.pt - certidão de imóveis.
    O site disponibiliza serviços no âmbito das certidões de registo predial. 
     
  • www.registopredialonline.com - Certidão de imóveis.
    Este site disponibiliza serviços no âmbito das certidões de registo predial. 
     
  • Zertifica Portugal
    Disponibiliza formulários para a submissão de pedidos de certidão de nascimento, casamento e óbito.
     
  • RegistoPredial.Com
    O site disponibiliza formulários para solicitar certidão permanente de registo predial e informação predial simplificada.
     
  • Registo.com
    O site disponibiliza formulários para solicitar certidões permanentes de registo predial, comercial e automóvel e informação predial simplificada.
     
  • Registo de Empresas Comercial Online
    Email fraudulento proveniente de empresasonline@sapo.pt a solicitar o pagamento de serviços por referência MB ou transferência bancária.
     
  • Divórcio 24 Horas
    Disponibiliza formulário online para solicitar o pedido de divórcio por mútuo consentimento.
     
  • www.predialclick.pt - certidões permanentes de registo predial e informação predial simplificada.
    Site alheio ao IRN e ao Ministério da Justiça, o qual se encontra a prestar serviços no âmbito das certidões permanentes de registo predial e informação predial simplificada.

  • https://portalcertidaonascimento.pt - site alheio ao IRN e ao Ministério da Justiça que propõe prestar serviços no âmbito das certidões/informações de registo civil.

Sites não oficiais com serviços do Registo

Antes de realizar o seu pedido confirme se está na página do Instituto dos Registos e do Notariado