Instituto dos Registos e do Notariado

Alertas de pagamentos fraudulentos

Alertamos para pedidos de pagamento fraudulentos 

O avanço da tecnologia e o aumento da utilização a Internet têm impulsionado a oferta de serviços públicos ao cidadão, e embora se façam todos os esforços para evitar a fraude, as transações online acarretam alguns riscos.
 
O IRN disponibiliza diversos serviços na Internet através do Portal da Justiça, no entanto, existem entidades (não oficiais e sem ligação ao IRN) que promovem nos seus sites a tramitação de documentos, como certidões de registo civil, comercial e predial, e induzem o cidadão a pagar valores mais elevados por esses atos de registo. Os pedidos de pagamento são enviados ao requerente por email ou por sms e uma vez efetuados a favor dessas entidades, o IRN não garante que os documentos obtidos tenham valor legal para os efeitos pretendidos (pedidos de registo, certidões permanentes, nacionalidade, entre outros). 
 
O IRN garante segurança de todos os que utilizam os seus serviços na Internet. Para evitar eventuais fraudes o IRN recomenda uma abordagem preventiva. Na dúvida, por exemplo, para confirmar que o serviço é oficial ou para denunciar um caso de fraude, os cidadãos devem contactar a Linha Registos através do número 211 950 500, ou através do formulário abaixo ou, em alternativa, dirigir-se a um balcão ou conservatória.
 
Para combater este tipo de práticas, que confundem ou enganam o cidadão, o IRN promove regularmente a divulgação de alertas neste site e no Portal da Justiça.
 
Consulte, a seguir, a lista de entidades que não têm relação com o IRN e que promovem serviços não oficiais
  • Zertifica Portugal

Embora no site se leia “não somos uma web oficial do governo”, a entidade disponibiliza formulários para a submissão de pedidos de certidão de nascimento, casamento e óbito.

 

  •  RegistoPredial.Com

Disponibiliza formulário para solicitar certidão permanente de Registo predial.

 

  • Registo de Empresas Comercial Online
Email fraudulento proveniente de empresasonline@sapo.pt a solicitar o pagamento de serviços por referência MB ou transferência bancária.