Renovação por SMS do Cartão de Cidadão em 5 passos
1. Recebe um SMS ou email para iniciar a renovação do Cartão de Cidadão
Texto do SMS:
O Cartão de Cidadão de (nome do titular do cartão) expirou/expira a (data de validade cartão). Para renovação imediata, sem alterar morada, foto, contacto e assinatura, responda CCRN TOKEN SIM e receba carta com referência Multibanco para pagar e local para levantar no seu concelho. Coloque espaços entre as palavras da mensagem - formato: CCRN(espaço)[O SEU CODIGO IDENTIFICATIVO](espaço)SIM . Ministério Justiça | Serviço Registo +info irn.justica.gov.pt
Texto do email:
O Cartão de Cidadão de (nome do titular do cartão) expirou/expira a (data de validade cartão). Para renovação imediata, sem alterar morada, foto, contacto e assinatura, responda enviando um SMS para 915692970 com o texto CCRN(espaço)TOKEN(espaço)SIM.
Após autorizar recebe carta com referência Multibanco para pagar e local para levantar, sempre no seu concelho.
Para mais informações consulte https://irn.justica.gov.pt.
2. Responda CCRN(espaço)[O SEU CODIGO IDENTIFICATIVO](espaço)SIM
Exemplo: CCRN 1234 SIM
Tem 7 dias para dar a resposta.
De seguida, receberá um segundo SMS a informar do envio da carta PIN para a sua morada. A carta PIN contém a referência multibanco para pagamento, válida por 30 dias, e o local de levantamento do seu Cartão de Cidadão.
3. Faça o pagamento e guarde o comprovativo
Tem 30 dias para fazer o pagamento da referência multibanco.
4. Agende o levantamento do Cartão
Antes de se deslocar, deve agendar o dia e hora do seu atendimento para o balcão indicado na carta PIN. Agende por telefone, ligando para o número (+351) 210 990 111 ou agende online.
Se pretender alterar o local do levantamento, indique o novo balcão no momento do agendamento, por telefone. A alteração do local de levantamento do cartão tem custos.
5. Levante o Cartão de Cidadão
Dirija-se ao balcão no dia e hora marcados e leve consigo a carta PIN e o comprovativo do pagamento.
Situações em que deve responder "Não" ao SMS:
- no caso de pretender alterar os dados do seu Cartão de Cidadão (morada, assinatura, contactos ou fotografia) responda "Não" e agende o seu pedido para um balcão (exceto, a morada que pode alterar online)
- se não reúne condições de mobilidade ou outras que impedem de se deslocar para levantar o Cartão de Cidadão (pessoa acamada ou internada em unidade de saúde, ou a residir no estrangeiro), responda "Não".