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Renovação por SMS do Cartão de Cidadão

A renovação por SMS permite renovar o Cartão de Cidadão sem se deslocar a um balcão para fazer o pedido.

Quem está abrangido?

A renovação por SMS abrange os cidadãos residentes em território nacional com 25 anos ou mais:
  • que tenham o Cartão de Cidadão caducado desde 24 de fevereiro de 2020 e ainda não tenham pedido a sua renovação  
  • o Cartão de Cidadão a renovar tenha sido pedido antes de 1 de outubro de 2017 e, por isso, com prazo de validade de cinco anos
  • com os contactos de telemóvel ou email associados ao Cartão de Cidadão
  • que não estejam abrangidos pelo regime jurídico do maior acompanhado.
* O cidadão recebe um Cartão de Cidadão exatamente com os mesmos dados, mas com nova validade.

No âmbito desta iniciativa, já estão a ser contactados, por SMS ou email, os cidadãos com Cartão de Cidadão caducados a partir de 24 de fevereiro.

 

A renovação é autorizada por SMS

Desde que os serviços disponham do contacto do titular do Cartão de Cidadão, será enviado um SMS do número (+351) 915 692 970 ou um mail do endereço helpdesk-cartaodecidadao@irn.mj.pt para autorizar a renovação.

Em qualquer dos casos, para autorizar a renovação e dar seguimento ao pedido, deve responder por SMS, no prazo de 7 dias, para o número (+351) 915 692 970. 

 

Pode beneficiar deste serviço desde que:

  • ainda não tenha pedido a renovação do cartão
  • pretenda manter os dados biométricos existentes no sistema do IRN (fotografia e impressão digital), assim como a informação da morada, contactos e assinatura
  • que não esteja impedido de se deslocar a um balcão para levantar o seu Cartão de Cidadão, uma vez que o cartão só pode ser levantado pelo próprio

 

Renovação por SMS do Cartão de Cidadão em 5 passos

  1. Recebe um SMS ou email para autorizar a renovação do Cartão de Cidadão
     
  2. Responda “CCRN TOKEN SIM” 
    Tem 7 dias para dar a resposta.
    De seguida, receberá um segundo SMS a informar do envio da carta PIN para a sua morada.
    A carta PIN contém a referência multibanco para pagamento, válida por 30 dias, e o local de levantamento do seu Cartão de Cidadão.
     
  3. Faça o pagamento e guarde o comprovativo
     
  4. Agende o levantamento do Cartão
    Antes de se deslocar, deve agendar o dia e hora do seu atendimento para o balcão indicado na carta PIN. Agende por telefone, ligando para o número (+351) 210 990 111 ou agende online
    Se pretender alterar o local do levantamento, indique o novo balcão no momento do agendamento, por telefone. A alteração do local de levantamento do cartão tem custos. 
     
  5. Levante o Cartão de Cidadão
    Dirija-se ao balcão no dia e hora marcados e leve consigo a carta PIN e o comprovativo do pagamento.

 

Situações em que deve responder "Não" ao SMS:

  • no caso de pretender alterar os dados do seu Cartão de Cidadão (morada, assinatura, contactos ou fotografia) responda "Não" e agende o seu pedido para um balcão (exceto, a morada que pode alterar online)
  • se não reúne condições de mobilidade ou outras que impedem de se deslocar para levantar o Cartão de Cidadão (pessoa acamada ou internada em unidade de saúde, ou a residir no estrangeiro), responda "Não".