Como funciona?
Quando fizer a renovação do Cartão de Cidadão, online ou presencialmente, basta escolher a opção de entrega do cartão em casa.
Também pode pedir a entrega do cartão em casa para um menor de 18 anos, desde que não exista regulação de responsabilidades parentais. Nesse caso, o cartão será entregue pelos CTT à pessoa identificada na carta.
A entrega do Cartão de Cidadão em casa não tem custos adicionais.
Primeiro, recebe a carta PIN com os códigos do seu cartão e a informação sobre a entrega ao domicílio.
Depois, recebe o Cartão de Cidadão na morada, por correio registado. O cartão será entregue apenas ao próprio.
Se tiver o contacto de telemóvel associado ao seu Cartão de Cidadão, vai receber um SMS dos CTT com o número de objeto postal, que lhe permite seguir ou alterar a entrega do correio.
Se não estiver em casa no horário da entrega, os CTT deixam na sua caixa de correio o aviso para levantar o cartão na loja CTT mais próxima.
A entrega do cartão é feita pelos CTT
A entrega do Cartão de Cidadão em casa, ou na loja CTT, só pode ser feita ao titular do cartão.
Se o titular do Cartão de Cidadão for menor de 18 anos, a entrega pode ser feita ao terceiro que estiver identificado nas cartas.
No momento de entrega do Cartão de Cidadão pelos CTT, apresente:
- a carta PIN
- um documento oficial com fotografia (Cartão de Cidadão caducado, passaporte ou carta de condução)
Se o cartão não for entregue pelos CTT, ao fim de 10 dias é devolvido ao balcão do IRN identificado na sua carta PIN. Para o levantar dirija-se a esse balcão.
Consulte aqui o estado da renovação do seu Cartão de Cidadão.
Verifique os dados do novo cartão
Se detetar algum erro nos dados visíveis do cartão, dirija-se a um balcão do IRN com serviço de Cartão de Cidadão e peça a correção e emissão de um novo cartão.