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Entrega do Cartão de Cidadão em casa

O Cartão de Cidadão é enviado para a morada de casa por correio registado.

 

Renove o Cartão de Cidadão e receba-o em casa

O serviço de entrega do Cartão de Cidadão em casa está disponível sem custos adicionais na renovação online e na renovação presencial

O cartão é enviado por correio registado e só pode ser entregue presencialmente ao seu titular ou, se o titular for menor de idade, ao terceiro, identificado nos destinatários da carta.

Fique a saber como funciona o serviço de entrega do Cartão de Cidadão em casa. 

Quem pode?

A partir dos 18 anos, qualquer cidadão português, capaz (não sujeito ao regime do maior acompanhado) e residente em território nacional, pode pedir a entrega do cartão na morada de casa, por correio registado.

Se for menor de 18 anos e não existir regulação de responsabilidades parentais, também pode pedir a entrega do cartão em casa.

O serviço está disponível nas renovações online e presencial. 

A entrega do Cartão de Cidadão em casa apenas pode ser feita ao titular do cartão ou ao terceiro identificado na carta, se o titular for menor de 18 anos.

 

Como funciona?

Faça a renovação do seu Cartão de Cidadão e escolha a entrega em casa

No serviço de renovação do Cartão de Cidadão, seja online ou presencialmente, já pode pedir a entrega do cartão em casa. 

No caso dos menores de 18 anos, pode pedir a entrega do cartão em casa se não existir regulação de responsabilidades parentais.

Quando a renovação for paga e o cartão for emitido, vai receber a carta PIN com os códigos do seu cartão e a informação sobre a entrega ao domicílio.

Depois, o Cartão de Cidadão é enviado por correio registado, sem custos adiconais, e entregue na sua morada.

Consulte aqui o estado da renovação do seu Cartão de Cidadão.

Quem tiver o contacto de telemóvel associado ao seu Cartão de Cidadão, vai receber um SMS dos CTT com o número de objeto postal, que lhe permite seguir ou alterar a entrega do correio.

Se não estiver em casa no horário da entrega, os CTT deixam na sua caixa de correio o aviso para levantar o cartão na loja CTT mais próxima.

Quem optar pela renovação automática do Cartão de Cidadão, também vai receber o cartão em casa.

 

A entrega do cartão pelos CTT é feita ao titular do cartão ou ao terceiro mencionado na carta

A entrega do Cartão de Cidadão em casa, ou na loja CTT, só pode ser feita ao titular do cartão.

Se o titular do Cartão de Cidadão for menor de 18 anos, a entrega pode ser feita ao terceiro que estiver identificado nas cartas.

No momento de entrega do Cartão de Cidadão pelos CTT, apresente:

  • a carta PIN
  • um documento oficial com fotografia (Cartão de Cidadão caducado, passaporte ou carta de condução)

Se o cartão não for entregue pelos CTT, ao fim de 10 dias é devolvido ao balcão do IRN identificado na sua carta PIN. Para o levantar dirija-se a esse balcão. 

 

Verifique os dados do novo cartão

Se detetar algum erro nos dados visíveis do cartão, dirija-se a um balcão do IRN com serviço de Cartão de Cidadão e peça a correção e emissão de um novo cartão.

 

Ativação das funcionalidades eletrónicas do Cartão de Cidadão

A ativação das funcionalidades eletrónicas de autenticação e assinatura digital do seu Cartão de Cidadão tem de ser pedida presencialmente num balcão do IRN. 

 

Quanto custa?

A entrega do cartão na morada de casa não tem custos adicionais.

A alteração da entrega do Cartão de Cidadão com o serviço dos CTT tem custos. Consulte as condições no site dos CTT.


Perguntas frequentes