Como funciona?
Faça a renovação do seu Cartão de Cidadão e receba o documento em casa por correio registado
Entrega em casa do Cartão de Cidadão em 4 passos:
- Quando o Cartão de Cidadão estiver pronto para entrega, vai receber um SMS do número (+351) 915 692 970 ou um email do endereço helpdesk-cartaodecidadao@irn.mj.pt a informar que o cartão vai ser enviado para a sua morada.
- Para aceitar a entrega em casa, não precisa de responder. 48 horas depois, vai receber outro SMS ou email a confirmar a entrega do Cartão de Cidadão por correio registado na morada.
- Quando o cartão estiver em distribuição postal, vai ainda receber um SMS dos ctt com o número de objeto postal e a informação sobre o serviço SIGA - alteração de morada que permite seguir a encomenda e alterar o local de entrega.
- No momento da entrega pelos ctt, seja em casa, seja na loja ctt, apresente um documento oficial com fotografia (Cartão de Cidadão, mesmo se estiver caducado, passaporte ou carta de condução).
Se tiver agendamento para levantar o Cartão de Cidadão e aceitar o envio postal para a morada de casa, vai receber um SMS a informar que o agendamento foi cancelado.
Se não quiser que o Cartão seja enviado para casa
- Se recebeu um SMS do IRN, responda "CCPOSTAL (TOKEN) NAO"
- Se recebeu um email do IRN, envie um SMS com "CCPOSTAL (TOKEN) NAO" para o número (+351) 915 692 970.
Tem 48 horas para responder ou enviar o SMS a pedir que o Cartão de Cidadão não seja enviado para casa. Nesse caso, o Cartão de Cidadão vai manter-se no balcão do IRN identificado na carta PIN e vai ter de agendar o seu levantamento.
O Cartão de Cidadão enviado por correio só pode ser entregue à/ao própria/o
No momento da entrega pelos ctt, deve apresentar um documento de identificação com fotografia para comprovar presencialmente a sua identidade. Pode apresentar:
- o Cartão de Cidadão, mesmo se estiver caducado
- o passaporte
- a carta de condução.
Se não estiver em casa
Se não estiver na morada para onde foi enviado o Cartão de Cidadão, os ctt deixam na caixa do correio o aviso de entrega. Com o aviso pode:
- levantar pessoalmente o cartão numa loja ctt no prazo de seis dias úteis. Depois desse prazo, o cartão é devolvido ao serviço do Registo identificado na carta PIN
- pedir uma nova entrega na mesma morada ou noutra à sua escolha. Veja as condições do serviço SIGA - Alteração de morada que constam do aviso.
Verifique os dados do novo cartão: se detetar algum erro nos dados visíveis do cartão dirija-se a um serviço do Registo com balcão Cartão de Cidadão, sem necessidade de agendar previamente, para que seja corrigido e emitido um novo cartão.
Pode ativar as funcionalidades eletrónicas do seu Cartão de Cidadão
No cartão entregue por correio, as funcionalidades eletrónicas do chip, como certificado de autenticação e assinatura digital, não estão ativas.
Se precisar de utilizar a assinatura digital, após 48 horas da receção do cartão, pode pedir online a ativação da Chave Móvel Digital (CMD). Veja como pedir a CMD neste vídeo.
Em alternativa à CMD, pode agendar a ativação da assinatura digital num serviço de Registo, através do site Agendamento Online IRN, ou ligando para a Linha do Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111.