Ir para Conteúdo principal
COVID-19 - Medidas adoptadas pela Justiça
Reabertura das conservatórias de Registos
Serviços

Serviços com marcação

Balcões do IRN com atendimento exclusivo por marcação para Cartão de Cidadão, Passaporte e carta de condução.

Até 31 de dezembro de 2021, o atendimento presencial dos serviços de Cartão de Cidadão, Passaporte e Carta de Condução efetua-se sem necesssidade de marcação prévia, no entanto alguns serviços mantêm o atendimento exclusivo por marcação.

Saiba onde e como pode agendar. 

Espaços com atendimento exclusivo por marcação prévia 

  • 1º Registo Predial de Almada
  • Registo Predial do Barreiro
  • DIC Boa Hora (Lisboa)
  • Registo Nacional de Pessoas Coletivas (Lisboa)
  • Registo Predial e Comercial de Mafra
  • Espaço Registos da Maia
  • Registo Predial de Matosinhos
  • 1º Cartório Notarial de Competência Especializada de Matosinhos
  • 2º Registo Predial de Oeiras
  • Loja de Cidadão de Pinhal Novo
  • Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Penafiel
  • Espaço Registos de Ermesinde - Valongo
  • 2º Registo Predial de Vila Franca de Xira
  • 2º Registo Predial de Vila Nova de Gaia

 

Como agendar?

Para agendar o atendimento num dos balcões acima indicados tem disponível:

  • o agendamento online no portal de marcação de atendimento e na aplicação móvel SigaApp
  • agendamento por telefone, na Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, ou contactando diretamente o balcão

Indique o serviço que quer agendar, o local, o número do Cartão de Cidadão, o nome, os contactos de telemóvel e email.

Vai receber por email/ SMS os detalhes do seu agendamento e o código de marcação.

 

No dia do atendimento

Utilize o código de marcação para fazer a sua admissão no local do atendimento e aguarde pela chamada. Se o espaço não tiver o equipamento para fazer a admissão, aguarde pela sua chamada.

 

Nos balcões do IRN pode tratar de qualquer assunto relacionado com o Cartão de Cidadão e passaporte

No entanto, fique a saber que o atendimento presencial é mais indicado para:
  • pedido e levantamento de CC urgente e extremamente urgente 
  • pedir o CC para recém-nascido
  • pedir o primeiro CC
  • renovar o CC para menores de 25 anos
  • renovar o CC com atualização de dados biométricos ou biográficos
  • ativar os certificados digitais do cartão
  • pedir o desbloqueio de um ou mais códigos PIN (obrigatório ter a carta PIN) ou pedir a recuperação do PUK (cartões emitidos depois de 16 de abril de 2018)
  • pedir e levantar o passaporte
  • as pessoas abrangidas pelo regime do maior acompanhado.

 

Atendimento sem marcação

Na maior parte dos balcões do IRN pode pedir serviços do Cartão de Cidadão, do passaporte e carta de condução sem necessidade de marcação prévia, exceto nos balcões acima indicados.

Consulte aqui a morada e o horário dos balcões.

 

Levantamento de documentos

O levantamento de documentos só pode ser feito no balcão que indicou no momento do pedido. Esse balcão está identificado:

  • na carta PIN, no caso do Cartão de Cidadão
  • no requerimento de pedido, no caso do Passaporte.

 

Serviços não presenciais do Cartão de Cidadão

Pode renovar o cartão sem sair de casa e recebê-lo por correio, alterar a morada através da Internet ou do telefone e ainda cancelar o cartão e pedir uma 2ª via em qualquer momento.

Conheça os serviços que pode fazer sem ter de se deslocar a um balcão.