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Programa Re Inovar

Ciclos de Vida

O IRN está organizado em 4 Ciclos de Vida que cobrem cada uma das principais áreas de negócio. 

 

Como é que o que IRN está organizado internamente para garantir o PRR?

Internamente, o IRN está organizado em 4 Ciclos de Vida, cobrindo cada uma das principais áreas de negócio: Registo Comercial, Registo Civil, Registo Automóvel e Registo Predial, que correspondem respetivamente ao Ciclo de Vida da Empresa, do Cidadão, dos Bens Móveis e do Prédio.

As principais responsabilidades destes Ciclos de Vida compreendem:
  • A definição da Estratégia, objetivos operacionais e resultados-chave
  • A revisão, identificação e proposta de funcionalidades, processos e modelos de negócio
  • A revisão, identificação e proposta de alterações legislativas
  • A definição da Visão, Objetivos e Revisão dos Ciclos de Vida
  • O acompanhamento da implementação das soluções e testes.
Para além dos 4 Ciclos de Vida, foi ainda constituído um Grupo de Trabalho Transversal cujas principais responsabilidades são:
  • A identificação de processos comuns a todos os ciclos de vida, e que como tal devem ser uniformizados entre todos os Ciclos de Vida transversalidades
  • A discussão, análise e validação das especificações funcionais das transversalidades
  • O acompanhamento da implementação das soluções e testes.

Objetivos de cada ciclo de vida

Ciclo de Vida do Cidadão

Contexto: Dividido entre Cidadão e Identificação civil. A componente de Cidadão atua num conjunto de serviços para cada momento da vida do cidadão: nascimento, casamento, divórcio, óbito, heranças, saber se existe testamento, mudanças da menção do sexo e do nome próprio. A componente de Identificação Civil atua no âmbito dos documentos Cartão de Cidadão e passaporte. 

Visão: “Modernizar o Registo Civil, eliminando a burocracia, mas oferecendo mais serviços online, e disponibilizando um número de identificação civil que possa ser utilizado em todos os atos de registo civil”.

Objetivos:
  • Diminuir o esforço e recursos associados aos processos do Registo Civil
  • Aumentar a representatividade dos atos online
  • Melhorar a satisfação dos cidadãos
  • Melhorar a governação e a gestão do negócio e das equipas
  • Melhorar a vida dos colaboradores 
  • Aumentar o sentimento de pertença e motivação da equipa CVC
  • Transformar o modelo de negócio do Registo Civil, melhorando a proposta de valor do IRN para o Cidadão.

Ciclo de Vida do Cidadão - Nacionalidade

Contexto: Atua sobre todas as tipologias de pedidos de nacionalidade requeridos por cidadãos estrangeiros ou os seus representantes. Está inserido no Ciclo de Vida do Cidadão, apesar de ser endereçado por Grupo de Trabalho distinto.

Visão: “Nacionalidade, um direito a adquirir de forma célere, com responsabilidade e dignidade”

Objetivos:
  • Reduzir o número de pedidos de requerimento mal instruídos

  • Melhorar a sustentabilidade dos processos do registo

  • Aumentar a eficiência, aumentando automatismos

  • Garantir mais transparência para o cidadão, disponibilizando um canal online para consulta de estado de pedidos

  • Aumentar a satisfação dos clientes / cidadãos

  • Melhorar a vida dos colaboradores    

  • Capacitar os conservadores e oficiais de registo nas matérias da nacionalidade

  • Incluir as pessoas no desenvolvimento / lançamento da nova aplicação da nacionalidade

  • Transformar o modelo de negócio da Nacionalidade, melhorando a proposta de valor do IRN para os Cidadãos.

Ciclo de Vida da Empresa

Contexto: Atua sobre as Entidades Coletivas, nomeadamente em situações de constituição, insolvência ou dissolução e extinção. Disponibiliza também serviços de apoio à gestão.

Visão: “Ambicionamos ser a referência de Eficiência, Qualidade e Segurança ao Serviço de Todos”

Objetivos:
  • Reduzir o número de interações presenciais
  • Melhorar nível de serviço (reduzir backlog)
  • Diminuir o número de incidentes e melhorar a compliance
  • Aumentar a eficiência e prontidão na resposta
  • Aumentar o grau de satisfação dos clientes e diminuir o número de reclamações
  • Equilibrar o balanço entre vida profissional e pessoal dos nossos trabalhadores
  • Aumentar o sentimento de pertença e motivação da equipa CVE
  • Transformar o modelo de negócio do CVE, melhorando a proposta de valor do IRN para as Empresas.

Ciclo de Vida dos Bens Móveis

Contexto: Atua no registo de todos os bens móveis sujeitos a registo: automóveis, embarcações, barcos, navios, máquinas industriais com matrícula.

Visão: “Ser um Serviço Digital que consiga assegurar o registo de todos os Bens Móveis sujeitos a registo

Objetivos:
  • Melhorar e inovar os processos e sistemas de registo de bens móveis
  • Aumentar o número de pedidos online, diminuindo o número de pedidos presenciais
  • Aumentar sinergias e interoperabilidade com outras entidades públicas
  • Melhorar o nível de serviço, aumentando o nível de satisfação dos clientes
  • Melhorar a vida dos colaboradores, equilibrando a vida profissional e pessoal dos nossos trabalhadores
  • Aumentar o sentimento de pertença e motivação da equipa CVBM
  • Transformar o modelo de negócio do CVBM, melhorando a proposta de valor do IRN para os Utentes.

Ciclo de Vida do Prédio

Contexto: Atua na promoção da situação jurídica das casas e terrenos e em garantir a segurança do comércio jurídico imobiliário.

Visão: “Queremos ser o garante da identificação harmonizada dos prédios, sobre a qual incidam os direitos e outras camadas de informação, com presença de jurisdição pública elevada”

Objetivos:
  • Reforçar a segurança do comércio jurídico, associando ao registo predial a identificação geográfica e inequívoca do prédio
  • Criar no cidadão a consciência da importância do registo do prédio
  • Garantir que a informação disponibilizada é acessível, quer ao nível da linguagem utilizada, quer ao nível da estrutura da informação
  • Reforçar o tipo de informação disponibilizada associada ao prédio
  • Aumentar satisfação dos clientes
  • Melhorar a vida dos colaboradores, melhorando a robustez, usabilidade e interoperabilidade dos sistemas    
  • Aumentar o sentimento de pertença e motivação da equipa CVP
  • Transformar o modelo de negócio do CVP, melhorando a proposta de valor do IRN para os Cidadãos e Empresas.

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