Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Ativação do Cartão de Cidadão já pode ser feita online

Se renovar o seu Cartão de Cidadão e o receber por correio, pode ativar os certificados digitais na aplicação móvel AutenticaçãoGov, de forma imediata e sem necessidade de se deslocar a um serviço de Registo.
11 abr 2023, 12:16
IRN
Cartão de Cidadão e aplicação AutenticaçãoGov
Cartão de Cidadão e aplicação AutenticaçãoGov

O Cartão de Cidadão (CC) tem incorporado no chip dois certificados - o certificado de autenticação e o certificado qualificado de assinatura digital, que, depois de ativos, permitem ao seu titular identificar-se de forma digital.

A ativação dos certificados do CC pode ser feita online no telemóvel, através da aplicação móvel AutenticaçãoGov, disponível para Android, iOS e Huawei, na opção “Ativar Cartão de Cidadão”.

Se renovar o seu CC e o receber por correio, saiba como ativar online os certificados digitais, de forma imediata e sem deslocações a um balcão dos Registos.

Vai precisar de um telemóvel com câmara fotográfica e acesso à internet; da aplicação móvel AutenticaçãoGov (disponível para Android, iOS e Huawei); e da carta dos códigos PIN que recebeu por correio, onde constam os códigos de ativação dos certificados.

De seguida, escolha um local com boa iluminação. Abra a aplicação, selecione a opção “ativar Cartão de Cidadão” e siga as instruções apresentadas no ecrã.

Durante o processo de ativação, vai ser pedido para tirar fotografias ao Cartão de Cidadão (frente e verso) e ao seu rosto (selfie). Os dados recolhidos serão comparados com as informações que constam no CC, permitindo, desta forma, confirmar a identidade do titular do cartão. A ativação fica concluída quando surge no ecrã a mensagem “o seu CC foi ativado com sucesso”.

A ativação dos certificados digitais do CC também pode ser feita presencialmente num balcão dos Registos.

Com os certificados ativos, pode utilizar o Cartão de Cidadão inserido num leitor de cartões, para se autenticar nos canais digitais do IRN, acessíveis no Portal da Justiça, e realizar online diversos serviços, tais como: