Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Company IN - Empresa na Hora para estrangeiros comemora 3 anos

O Balcão Company IN foi lançado há três anos, primeiro em Lisboa, no Registo Nacional de Pessoas Coletivas (RNPC) e depois no Porto, no Cartório Notarial de Competência Especializada de Matosinhos.
14 set 2022, 15:45
IRN
Company IN - Empresa na Hora para estrangeiros
Company IN - Empresa na Hora para estrangeiros

O balcão Company IN permite aos cidadãos estrangeiros, que queiram constituir uma empresa em Portugal, ter um atendimento em inglês, acesso a modelos de pactos e de procurações bilingue e beneficiar da intermediação dos serviços com a Autoridade Tributária para a atribuição automática de NIF português.

Esta iniciativa resulta da medida “Empresa na hora para cidadãos estrangeiros”, inserida no programa iSimplex, desenvolvida pelo Ministério da Justiça em colaboração com as áreas da Modernização do Estado e da Administração Pública, Finanças, Economia e Transição Digital.

A coordenação esteve a cargo da estrutura de missão Portugal IN, com a participação do Instituto dos Registos e do Notariado, da Autoridade Tributária e da StartUp Portugal e com o acompanhamento do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa (GSEAMA).

Em 2021, 17% das empresas criadas através do serviço Empresa na Hora tinham participação estrangeira.

O balcão Company IN - Empresa na Hora para estrangeiros esteve presente na Web Summit 2019.