DUA na carteira e no telemóvel
O Documento Único Automóvel mudou de formato e layout há 3 anos, tornando-se mais fácil de manusear e de guardar na carteira. Com a aplicação móvel id.gov.pt, o documento fica também disponível em formato digital e pode ser consultado no telemóvel.
DUA em formato cartão disponível desde agosto 2019
O Documento Único Automóvel (DUA) em formato de cartão entrou em vigor em agosto de 2019. A transição do formato em papel para um documento semelhante ao Cartão de Cidadão abrangeu inicialmente as novas matrículas, passando a ser emitido para as restantes situações a partir de agosto de 2020.
Em três anos já foram emitidos mais de quatro milhões de DUAs no novo formato.
O DUA identifica o veículo e o seu proprietário e permite circular na via pública. No formato de cartão, o DUA apresenta um código para a leitura ótica da informação que consta do certificado de matrícula.
Com a aplicação id.gov.pt, a carteira digital que permite guardar os documentos emitidos pelo Estado português, é possível adicionar o DUA e apresentá-lo no telemóvel perante autoridades e serviços.
O pedido de DUA pode ser feito num balcão do IRN quando regista um automóvel, altera os dados do proprietário ou as características do veículo, ou pedido no site Automóvel online, se precisar de obter uma 2ª via, em caso de roubo, perda ou se o documento estiver danificado.
O DUA na carteira é uma medida Simplex+ incluída no Plano Justiça mais Próxima.