Empresa na Hora: 18 anos a transformar ideias em negócios
Desde que o serviço começou a funcionar, e até maio deste ano, mais de 335 mil empresas foram criadas num balcão Empresa na Hora.
Grupo de pessoas numa sala de reuniões
Em julho de 2005, o serviço Empresa na Hora entrou em funcionamento com o propósito de tornar o processo de criação de empresas em Portugal mais simples e num único balcão. Neste serviço, qualquer pessoa pode constituir uma sociedade unipessoal por quotas, sociedade por quotas e sociedade anónima.
Desde que a Empresa na Hora começou a funcionar, a 14 de julho de 2005, e até ao final de maio de 2023, foram constituídas 337.438 empresas na hora, com um tempo médio de duração do serviço de 39 minutos.
Em 2019 foi disponibilizado o balcão Company IN - Empresa na hora para cidadãos estrangeiros, com o objetivo de incentivar o investimento estrangeiro em Portugal. Este balcão permite aos cidadãos estrangeiros a constituição de Empresas na Hora, disponibilizando atendimento presencial em inglês e atribuição imediata de NIF português.
Já em setembro de 2022 inovámos no processo de criação dos nomes para a Bolsa de Firmas, que até então eram criados por uma equipa do IRN e que passaram a ser gerados automaticamente por um algoritmo de inteligência artificial, com base na atividade económica da empresa e sem risco de repetição ou confusão com entidades já existentes.
O gerador automático de nomes para a bolsa de firmas e denominações vem assim acelerar os processos dos serviços Empresa Online e Empresa na Hora, para a constituição de sociedades, permitindo otimizar recursos e poupar tempo aos serviços e aos empresários.