Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Greve dos Registos: Serviços limitados de 8 a 13 de junho

O IRN recomenda a utilização dos serviços digitais para pedidos de registo, obter certidões, consultar informações e renovação de documentos. Se precisar de atendimento presencial, consulte os serviços disponíveis na plataforma SIGA, antes de se deslocar.
06 jun 2026, 10:47
IRN
Greve de 8 a 13 de junho. Serviços mínimos
Greve de 8 a 13 de junho. Serviços mínimos

Devido à greve dos trabalhadores dos Registos, entre 8 e 13 de junho podem ocorrer constrangimentos no funcionamento normal dos serviços de Registo das Conservatórias e Lojas de Cidadão, com atendimento limitado e balcões encerrados. Foram definidos serviços mínimos para o Cartão de Cidadão, passaporte, atos urgentes e celebração de casamentos já agendados. 

O IRN recomenda aos cidadãos:

  • a utilização dos serviços digitais para pedidos de registo, obtenção de certidões, consulta de informações, renovação de documentos e 2.ª via;
  • a utilização das plataformas SIGA (aplicação e portal siga) para consulta dos serviços disponíveis e filas de espera, antes de se deslocarem. 

Nos dias de greve estarão assegurados os seguintes atos presenciais:

  • Celebração de casamentos civis urgentes, na iminência de morte ou na iminência de parto;
  • Celebração de casamentos civis já agendados antes da data da convocatória da greve;
  • Testamentos urgentes na iminência de morte;
  • Pedido de Cartão de Cidadão (CC) extremamente urgente;
  • Pedido de Cartão de Cidadão provisório;
  • Pedido de Passaporte urgente;
  • Pedido de Passaporte expresso.

O CC extremamente urgente, o CC provisório, o passaporte urgente e o passaporte expresso, podem ser requeridos nos seguintes balcões:

  • Registo Civil de Angra do Heroísmo e de Ponta Delgada (Açores);
  • Registo Civil de Aveiro;
  • Registo Civil de Braga;
  • Registo Civil de Évora;
  • Registo Civil de Faro;
  • Registo Civil do Funchal (Madeira);
  • Departamento de Identificação Civil de Lisboa (Campus de Justiça);
  • Departamento de Identificação Civil do Porto (Palacete dos Pestanas);
  • Serviços de registo na Loja de Cidadão de Coimbra, ou numa conservatória deste concelho, caso o serviço esteja a ser disponibilizado nesse local;
  • Serviços de Registo na Loja de Cidadão de Castelo Branco, ou numa conservatória deste concelho, caso o serviço esteja a ser disponibilizado nesse local.

O levantamento de documentos é feito no local indicado no momento do pedido.

Para mais informações consulte o portal do IRN.