Greve dos Registos: Serviços limitados de 8 a 13 de junho
O IRN recomenda a utilização dos serviços digitais para pedidos de registo, obter certidões, consultar informações e renovação de documentos. Se precisar de atendimento presencial, consulte os serviços disponíveis na plataforma SIGA, antes de se deslocar.
Greve de 8 a 13 de junho. Serviços mínimos
Devido à greve dos trabalhadores dos Registos, entre 8 e 13 de junho podem ocorrer constrangimentos no funcionamento normal dos serviços de Registo das Conservatórias e Lojas de Cidadão, com atendimento limitado e balcões encerrados. Foram definidos serviços mínimos para o Cartão de Cidadão, passaporte, atos urgentes e celebração de casamentos já agendados.
O IRN recomenda aos cidadãos:
- a utilização dos serviços digitais para pedidos de registo, obtenção de certidões, consulta de informações, renovação de documentos e 2.ª via;
- a utilização das plataformas SIGA (aplicação e portal siga) para consulta dos serviços disponíveis e filas de espera, antes de se deslocarem.
Nos dias de greve estarão assegurados os seguintes atos presenciais:
- Celebração de casamentos civis urgentes, na iminência de morte ou na iminência de parto;
- Celebração de casamentos civis já agendados antes da data da convocatória da greve;
- Testamentos urgentes na iminência de morte;
- Pedido de Cartão de Cidadão (CC) extremamente urgente;
- Pedido de Cartão de Cidadão provisório;
- Pedido de Passaporte urgente;
- Pedido de Passaporte expresso.
O CC extremamente urgente, o CC provisório, o passaporte urgente e o passaporte expresso, podem ser requeridos numa Conservatória do Registo Civil ou Loja de Cidadão. O levantamento dos documentos é feito no local indicado no momento do pedido.
Para mais informações consulte o portal do IRN.
[conteúdo atualizado às 10:50, de 08-06-2026]