Marcações online e senhas no telemóvel para atendimento nos Registos
Já está disponível o agendamento online para a generalidade dos serviços dos Registos, mas quem quiser ser atendido num balcão do IRN no próprio dia pode tirar uma senha no telemóvel.
Agendamento online dos serviços de Registo no Portal Siga e sigaApp
O agendamento online de serviços dos Registos está disponível no portal Siga e também na aplicação móvel sigaApp, para Android, iOS e macOS e permite a marcação de atendimento presencial para assuntos relacionados com o Cartão de Cidadão, Passaporte, nascimento, casamento, divórcio e separação, óbito, registo de veículos e documentos, compra e venda de propriedades, pedido de nacionalidade, empresas e outras pessoas coletivas, atos notariais, entre outros.
Para marcar é necessário preencher o nome, o número do CC ou outro documento, o número de telemóvel e o email. A confirmação e os dados da marcação são enviados, depois, por email ou SMS.
O agendamento está ainda disponível no canal telefónico nos dias úteis, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, das 09h00 às 18h00, e da Linha Registos (+351) 211 950 500, das 09h00 às 17h00.
Na aplicação móvel, além da marcação, é também possível retirar uma senha para atendimento presencial no próprio dia, permitindo escolher o balcão mais próximo ou pesquisar por distrito e ficar a saber o número de pessoas em espera num determinado espaço em tempo real.
As senhas disponíveis na sigaApp podem ser obtidas durante o horário de funcionamento dos serviços para atendimento de Cartão de Cidadão e Passaporte, registo de nascimentos e óbitos e registo de veículos.
A senha obtida na app é guardada automaticamente na área “as minhas senhas”, está sempre atualizada e basta mostrá-la no telemóvel quando o seu número for chamado.
O agendamento e as senhas online abrangem atualmente mais de 200 balcões em todo o país, mas continua a ser possível obter uma senha física nos locais de atendimento.
Para informação sobre a marcação de atendimento consulte a página Agendar atendimento nos Registos. Para saber como funcionam as senhas no telemóvel consulte a página Retirar senha online.