Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Marcações online e senhas no telemóvel para atendimento nos Registos

Já está disponível o agendamento online para a generalidade dos serviços dos Registos, mas quem quiser ser atendido num balcão do IRN no próprio dia pode tirar uma senha no telemóvel.
11 fev 2022, 12:52
IRN
Agendamento online dos serviços de Registo no Portal Siga e sigaApp
Agendamento online dos serviços de Registo no Portal Siga e sigaApp

O agendamento online de serviços dos Registos está disponível no portal Siga e também na aplicação móvel sigaApp, para Android, iOS e macOS e permite a marcação de atendimento presencial para assuntos relacionados com o Cartão de Cidadão, Passaporte, nascimento, casamento, divórcio e separação, óbito, registo de veículos e documentos, compra e venda de propriedades, pedido de nacionalidade, empresas e outras pessoas coletivas, atos notariais, entre outros.

Para marcar é necessário preencher o nome, o número do CC ou outro documento, o número de telemóvel e o email. A confirmação e os dados da marcação são enviados, depois, por email ou SMS.

O agendamento está ainda disponível no canal telefónico nos dias úteis, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, das 09h00 às 18h00, e da Linha Registos (+351) 211 950 500, das 09h00 às 17h00.

Na aplicação móvel, além da marcação, é também possível retirar uma senha para atendimento presencial no próprio dia, permitindo escolher o balcão mais próximo ou pesquisar por distrito e ficar a saber o número de pessoas em espera num determinado espaço em tempo real. 

As senhas disponíveis na sigaApp podem ser obtidas durante o horário de funcionamento dos serviços para atendimento de Cartão de Cidadão e Passaporte, registo de nascimentos e óbitos e registo de veículos.

A senha obtida na app é guardada automaticamente na área “as minhas senhas”, está sempre atualizada e basta mostrá-la no telemóvel quando o seu número for chamado.

O agendamento e as senhas online abrangem atualmente mais de 200 balcões em todo o país, mas continua a ser possível obter uma senha física nos locais de atendimento.

Para informação sobre a marcação de atendimento consulte a página Agendar atendimento nos Registos. Para saber como funcionam as senhas no telemóvel consulte a página Retirar senha online