Primeiros cartões de cidadão da nova geração já foram entregues
O novo modelo do Cartão de Cidadão entrou em circulação esta terça-feira, 11 de junho. A nova geração do documento foi apresentada em Lisboa, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado da Justiça.
Nova geração do Cartão de Cidadão
Decorreu esta terça-feira, 11 de junho, no Campus de Justiça de Lisboa, a cerimónia de apresentação da nova geração do Cartão de Cidadão, assinalando o início da emissão do documento no novo modelo.
Estiveram presentes a Secretária de Estado da Justiça, Maria José Barros e os Secretários de Estado dos Assuntos Europeus, Inês Domingos, da Presidência do Conselho de Ministros, Paulo Lopes Marcelo, da Justiça, e da Modernização e Digitalização, Alberto Rodrigues da Silva.
Na sua intervenção, a Secretária de Estado da Justiça sublinhou que o novo Cartão de Cidadão é “um elemento fundamental que representa a nossa nacionalidade e a nossa cidadania” e falou das características do novo modelo, congratulando o trabalho multidisciplinar realizado pelas equipas do IRN, INCM, AMA e IGFEJ.
A equipa governativa, acompanhada dos dirigentes do IRN, INCM, AMA e IGFEJ, visitou ainda o balcão do Departamento de Identificação de Lisboa, onde estavam a ser entregues aos titulares os primeiros cartões de cidadão da nova geração.
Em junho, serão emitidos cerca de 44 mil cartões no novo modelo para substituição de documentos que terminam a validade.
Na ocasião foi ainda inaugurada a exposição “Marcos da Identificação do Cidadão – do Bilhete de Identidade ao Cartão de Cidadão”, uma mostra documental que retrata a história da identificação civil em Portugal e a evolução dos documentos emitidos nas épocas da 1.ª República, Ditadura militar e Estado Novo, Democracia, até ao Cartão de Cidadão atual.
A exposição vai estar patente até 21 de junho no átrio do edifício H do Campus de Justiça de Lisboa.
Veja o resumo da cerimónia