2.ª via da Carta PIN: à distância de um pedido
Se não recebeu, ou se perdeu a Carta PIN antes de levantar o Cartão de Cidadão, basta deslocar-se a um balcão do IRN ou contactar a Linha Cartão de Cidadão e pedir uma 2.ª via do documento.
O pedido da 2.ª via da Carta PIN pode ser feito de forma simples, rápida e sem custos.
Sempre que é emitido um Cartão de Cidadão (CC) é enviada uma nova Carta PIN com os respetivos códigos associados a esse cartão. Apenas poderá levantar o CC se tiver na sua posse este documento. Perdeu a Carta PIN ou não a chegou a receber? Não se preocupe, poderá pedir uma 2.ª via, no prazo de 90 dias a contar da data do pedido, de forma simples, rápida, e sem custos.
O pedido pode ser feito presencialmente em qualquer serviço de Registo, ou por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111. Se a sua situação for elegível, vai receber a 2.ª via do documento na morada registada.
No caso de estar abrangido pela renovação automática do seu CC, deverá receber a carta PIN no prazo de 60 dias antes do fim de validade do mesmo. Caso tal não aconteça, solicite a 2.ª via da carta PIN.
Nas situações de alteração de morada, só é possível pedir a 2.ª via da carta PIN de confirmação de alteração de morada uma única vez. Neste caso, o prazo para o fazer é de 50 dias a contar da data em que o pedido foi efetuado.