Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Alterou a sua morada? Não se esqueça de atualizar o DUA

Depois de alterar a morada no Cartão de Cidadão, tem 60 dias para registar a alteração no Documento Único Automóvel (DUA). Pode fazê-lo online, de forma simples e cómoda, através da plataforma Automóvel Online.
30 ago 2023, 14:23
IRN
Mulher sentada no chão com computador
Mulher sentada no chão com computador

O Documento Único Automóvel (DUA), ou certificado de matrícula, é o documento que identifica um veículo e lhe permite circular na via pública. O DUA contém os dados do proprietário, como o nome e a morada, e a informação sobre a marca, o modelo, a matrícula e outras características do veículo.  

Se alterou a morada no Cartão de Cidadão, tem 60 dias para atualizar os dados no DUA. Pode fazer o pedido online, através da plataforma Automóvel Online, por correio ou presencialmente, num balcão do IRN ou na Loja de Cidadão.  

O registo da alteração de morada custa 35 euros, mas após o prazo o valor aumenta para 70 euros. Através da plataforma Automóvel Online, o serviço é 15% mais barato.   

Para fazer o pedido online vai precisar do seu Cartão de Cidadão (CC), um leitor de cartões e os códigos PIN do CC: aceda à plataforma Automóvel Online e autentique-se com o certificado digital do seu CC. A alteração da morada é feita na área “Outros Pedidos”, na opção “Alteração de Nome/Denominação e/ou Mudança de Residência/Sede”. Preencha o formulário e faça o pagamento da referência bancária numa caixa automática ou através do seu homebanking. Concluído o processo, o documento é enviado por correio para a nova morada.  

Se fizer o pedido presencialmente, vai precisar de apresentar o seu CC, o DUA anterior, ou o livrete e título de propriedade, e o Requerimento de Registo Automóvel preenchido e assinado.  

Lembre-se que sempre que houver alteração dos dados que constam no DUA, deve fazer o registo dessa alteração no prazo de 60 dias. Assim, garante que o seu veículo está em conformidade com a lei e evita multas ou sanções.   

Serviços online de Registo automóvel   

Através da plataforma Automóvel Online pode pedir um vasto leque de atos de registo sobre veículos e respetivos reboques, incluindo a transferência de propriedade, o registo de locação financeira, transmissão da posição de locador ou locatário, a extinção da locação, entre outros atos.

No serviço online pode também pedir uma 2.ª via do DUA (substituição do documento) e pedir e consultar uma certidão permanente do registo automóvel. Saiba mais aqui