Mais de 1 milhão de cartões de cidadão entregues em casa
1 ano depois de estar disponível a entrega em casa do Cartão de Cidadão, mais de 1 milhão de portugueses já receberam por correio o novo cartão
Foi em setembro de 2020, que o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) iniciou o projeto piloto de entrega do Cartão de Cidadão em casa que, inicialmente, abrangeu mais de 100 mil cidadãos.
Este serviço consiste no envio do Cartão de Cidadão para a morada de casa do respetivo titular, sem custos adicionais, evitando que os cidadãos se desloquem aos balcões de atendimento, o que tem tido particular relevância no contexto pandémico.
O cartão é enviado por correio registado e é entregue apenas ao próprio, mediante prova da sua identidade, através de um documento de identificação com fotografia, como o Cartão de Cidadão (mesmo se estiver caducado), o Passaporte ou a Carta de Condução. Caso o titular do cartão não esteja em casa, no momento da entrega, é deixado um aviso na caixa de correio para levantamento do cartão na loja CTT, no prazo de 10 dias úteis.
A opção de entrega do Cartão de Cidadão em casa está disponível para todas as modalidades de renovação do documento de identificação, online, presencial e automática.