Ir para Conteúdo principal
COVID-19 - Medidas adoptadas pela Justiça
Reabertura das conservatórias de Registos
Instituto dos Registos e do Notariado

Noticias do IRN

Mais de 1 milhão de cartões de cidadão entregues em casa

1 ano depois de estar disponível a entrega em casa do Cartão de Cidadão, mais de 1 milhão de portugueses já receberam por correio o novo cartão
25 set 2021, 10:48
IRN
1 milhão de cartões de cidadão entregues em casa
1 milhão de cartões de cidadão entregues em casa

Foi em setembro de 2020, que o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) iniciou o projeto piloto de entrega do Cartão de Cidadão em casa que, inicialmente, abrangeu mais de 100 mil cidadãos.

Este serviço consiste no envio do Cartão de Cidadão para a morada de casa do respetivo titular, sem custos adicionais, evitando que os cidadãos se desloquem aos balcões de atendimento, o que tem tido particular relevância no contexto pandémico.

O cartão é enviado por correio registado e é entregue apenas ao próprio, mediante prova da sua identidade, através de um documento de identificação com fotografia, como o Cartão de Cidadão (mesmo se estiver caducado), o Passaporte ou a Carta de Condução. Caso o titular do cartão não esteja em casa, no momento da entrega, é deixado um aviso na caixa de correio para levantamento do cartão na loja CTT, no prazo de 10 dias úteis.

A opção de entrega do Cartão de Cidadão em casa está disponível para todas as modalidades de renovação do documento de identificação, online, presencial e automática.