Ir para Conteúdo principal

podcast background

Media

Podcast

logo IRNcast

17 episodes


IRNcast

Instituto dos Registos e do Notariado (IRN)

Um programa para dar a conhecer as atividades desenvolvidas pelo IRN e falar de temas que são úteis na vida dos cidadãos e das empresas, sejam dicas para a utilização dos serviços digitais ou informações sobre os diversos serviços prestados pelo IRN.

Concebido e produzido por: Gabinete de Comunicação do IRN (GAGCID).

Disponível aqui, no website do IRN, e no Spotify.

Consigo em cada Registo.
#IRN #Registos

  • 31 ago 2023

    Episódio 16 - Alterar a morada online

    Mudou de casa e precisa de alterar a morada no seu Cartão de Cidadão? Neste momento já é possível fazer a alteração de morada e a sua confirmação com a Chave Móvel Digital, de forma fácil e sem deslocações. 

  • 17 jul 2023

    Episódio 15 – 1 ano de IRNcast

    Neste episódio especial, celebramos o 1º aniversário do IRNcast e relembramos o que fizemos durante este ano.

  • 23 jun 2023

    Episódio 14 – Nomes da Bolsa de Firmas com a equipa de inventores públicos

    Neste episódio, visitamos o Registo Nacional de Pessoas Coletivas para conhecer a equipa de inventores públicos da Bolsa de Firmas e Denominações e o seu processo criativo. 

  • 13 jun 2023

    Episódio 13 – Vai casar? Há um serviço online para iniciar o processo de casamento

    Neste episódio falamos de casamento e de como pode dar início ao processo online, com a Chave Móvel Digital, de forma fácil e prática.

  • 09 jun 2023

    Episódio 12 – Entrevista ao Professor J. A. Mouteira Guerreiro

    Neste episódio, falamos sobre Registo Civil, Identidade Civil e Nacionalidade. Blandina Soares, conservadora de Registos, entrevista o professor J. A. Mouteira Guerreiro, autor do livro “Manual do Registo Civil, da Identidade Civil e da Nacionalidade”. 
    O professor Mouteira Guerreiro foi conservador de Registos, advogado, juiz de Instrução Criminal, inspetor dos Registos e Notariado, mas também professor de Direito Registal em diversas faculdades e docente no curso de Direito da Universidade Portucalense, local onde se realizou esta entrevista. 

  • 10 mai 2023

    Episódio 11 - Ativação da Chave Móvel Digital no telemóvel

    Neste episódio, explicamos como fazer a ativação da Chave Móvel Digital na app Autenticação.Gov, através de biometria, sem ter de se deslocar a um balcão. Com a Chave Móvel Digital ativa, pode autenticar-se em portais de serviços públicos e assinar documentos digitalmente, de forma segura.

  • 29 dez 2022

    Episódio 10 - Registo de nascimento, 1.º Cartão de Cidadão e nacionalidade

    Pedro Pinto, Conservador de Registos, exerce funções no Centro de Operações de Registo do IRN e acompanhou a implementação dos balcões do Nascer Cidadão e da declaração de nascimento online. Neste episódio do IRNcast, Pedro Pinto vai explicar-nos mais sobre o Registo de Nascimento: como fazer o pedido, presencialmente ou online, quais os benefícios do serviço, mas também quais os documentos necessários.

  • 30 set 2022

    Episódio 9 - BUPi: identifique as suas propriedades gratuitamente

    Noémia Balau, técnica especialista da eBUPi - Estrutura de Missão para a Expansão do Cadastro Simplificado, fala-nos sobre os objetivos, o rigor e a gratuitidade do BUPi - Balcão Único do Prédio.

  • 16 set 2022

    Episódio 8 - Serviços online disponíveis para cidadãos e empresas

    Convidámos Marta Pedro, do Gabinete de Comunicação do IRN, para apresentar e responder às principais dúvidas que nos são colocadas sobre os serviços prestados a cidadãos e empresas pela via online.

  • 02 set 2022

    Episódio 7: Serviço externo do Cartão de Cidadão: o que é e quem pode pedir?

    Diogo Brás, Diretor do Departamento de Identificação Civil do IRN, explica como funciona o Serviço Externo do Cartão de Cidadão e quem pode pedi-lo para tratar da renovação do CC.

  • 18 ago 2022

    Episódio 6 - Arquivo IRN: o processo de gestão documental nos serviços

    Sofia Santos, da Unidade de Gestão Documental, Arquivo e Expediente do IRN, dá-nos a conhecer o trabalho que, juntamente com a sua equipa, desenvolve diariamente para a preservação da documentação institucional.

  • 04 ago 2022

    Episódio 5 - Viajar para o estrangeiro com o Cartão de Cidadão

    Diogo Brás, do Departamento de Identificação Civil do IRN, fala-nos sobre a possibilidade de utilização do Cartão de Cidadão como documento de viagem, explicando em que países este documento de identificação é aceite como substituto do passaporte.

  • 27 jul 2022

    Episódio 4: Identifique as suas propriedades com o BUPi

    No novo episódio do IRNcast, explicámos como pode identificar e registar as suas propriedades no BUPi - Balcão Único do Prédio.

  • 20 jul 2022

    Episódio 3: Obter senha online na sigaApp

    Neste episódio explicamos-lhe o que deve fazer para ser atendido(a) num balcão dos Registos no próprio dia e sem perder tempo em filas.

  • 13 jul 2022

    Episódio 2: Validade do Cartão de Cidadão

    No episódio de hoje falamos sobre a validade do seu Cartão de Cidadão. O CC é válido em Portugal e nos países da União Europeia, e a sua validade varia para menores e maiores de 25 anos, considerando a data de emissão do cartão. Oiça o episódio para esclarecer as suas dúvidas. 

  • 06 jul 2022

    Episódio 1 - Entrevista a Filomena Rosa, Presidente do IRN

    Neste episódio falamos com Filomena Rosa, Presidente do IRN desde 2018, sobre a evolução dos sistemas de registo e a transformação digital da Justiça, motivados pelos desafios e oportunidades trazidos pela pandemia Covid-19. A visão sobre a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar e os projetos para o futuro do IRN são também temas desta conversa. 

  • 27 jun 2022

    Boas-vindas

    Sejam bem-vindos e bem-vindas ao IRNcast. 
    Damos início ao podcast do IRN com uma mensagem, espaço onde vamos conversar com os intervenientes dos registos e de vários quadrantes da sociedade portuguesa. Vamos ainda ter a oportunidade de dar-nos a conhecer enquanto instituição e explicar o funcionamento dos nossos serviços, mas também responder às dúvidas ou questões colocadas pelos cidadãos.

Loading
  • Formulário

  • Preencha os campos abaixo para enviar-nos as suas dúvidas ou sugestões.



  • Filename
    Size
    Process
    Status
    Informação atualizada a 31 agosto 2023 14:49