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Serviços

Serviços com atendimento exclusivo por marcação

A marcação prévia de Cartão de Cidadão, passaporte e carta de condução está disponível online, no portal siga e na sigaApp, e por telefone. 

 

Nos balcões com atendimento exclusivo por marcação apenas pode ser atendida/o se tiver feito a marcação prévia.

Para atendimento no próprio dia, sem marcação, dirija-se a outro balcão. Com a aplicação móvel sigApp pode pesquisar o serviço de atendimento mais próximo e retirar uma senha online

Espaços com atendimento exclusivo por marcação prévia 

  • 1º Registo Predial de Almada
  • Registo Predial do Barreiro
  • Registo Nacional de Pessoas Coletivas (Lisboa)
  • Registo Predial e Comercial de Mafra
  • Espaço Registos da Maia
  • Registo Predial de Matosinhos
  • 1º Cartório Notarial de Competência Especializada de Matosinhos
  • 2º Registo Predial de Oeiras
  • Loja de Cidadão de Pinhal Novo
  • Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Penafiel
  • Espaço Registos de Ermesinde - Valongo
  • 2º Registo Predial de Vila Franca de Xira
  • 2º Registo Predial de Vila Nova de Gaia
Apenas deve dirigir-se a estes espaços se tiver feito a marcação prévia.

 

Como faço a marcação?

Para fazer a marcação prévia do atendimento num balcão do IRN tem disponível:

  • o portal Siga e a aplicação móvel SigaApp, na opção marcar atendimento;
  • a marcação por telefone na linha Cartão de Cidadão: (+351) 210 990 111. 

Depois, indique:

  • o serviço que quer agendar
  • o local do atendimento
  • o número do Cartão de Cidadão
  • o nome e os contactos de telemóvel e email.

Os detalhes da marcação e o código serão enviados por email ou SMS.

 

No dia do atendimento

Recomenda-se que chegue com uma antecedência mínima de cinco minutos.

Verifique se o local do atendimento dispõe de quiosque de senhas. Escolha a opção "Marcações" e insira o seu código de marcação para imprimir a senha e aguarde pela sua chamada.

Caso o equipamento não esteja disponível, basta aguardar pela chamada.

 

Levantamento de documentos

O levantamento de documentos só pode ser feito no balcão que indicou no momento do pedido. Esse balcão está identificado:

  • na carta PIN, no caso do Cartão de Cidadão
  • no requerimento de pedido, no caso do Passaporte.

 

Nos balcões do IRN pode tratar de qualquer assunto relacionado com o Cartão de Cidadão e passaporte

No entanto, fique a saber que o atendimento presencial é mais indicado para:
  • pedido e levantamento de CC urgente e extremamente urgente 
  • pedir o CC para recém-nascido (disponível também online no registo de nascimento online)
  • pedir o primeiro CC
  • renovar o CC para menores de 25 anos
  • renovar o CC com atualização de dados biométricos ou biográficos
  • ativar os certificados digitais do cartão
  • pedir o desbloqueio de um ou mais códigos PIN (obrigatório ter a carta PIN)
  • pedir a recuperação do PUK (cartões emitidos depois de 16 de abril de 2018) e definir novo(s) PIN
  • pedir e levantar o passaporte
  • as pessoas abrangidas pelo regime do maior acompanhado.
Informação atualizada a 07 fevereiro 2023 10:14