Ir para Conteúdo principal
COVID-19 - Medidas adoptadas pela Justiça
Reabertura das conservatórias de Registos
Instituto dos Registos e do Notariado

Inscrição no Recenseamento Eleitoral

O local de recenseamento corresponde à morada declarada no Cartão de Cidadão

Eleições autárquicas de 26 de setembro de 2021: são aceites neste ato eleitoral os cartões caducados desde 24 de fevereiro de 2020. Saiba aqui onde votar.

Todos os cidadãos nacionais residentes em Portugal e no estrangeiro são inscritos automaticamente no recenseamento eleitoral aos 17 anos

A partir dos 18 anos pode votar na freguesia onde se encontra recenseado. O local do recenseamento corresponde à freguesia da morada que declarou no Cartão de Cidadão (CC).

Se viver no estrangeiro, fica recenseado na secção consular da embaixada ou no posto consular da área da morada que declarou no Cartão de Cidadão.

O Cartão de Cidadão substitui o cartão de eleitor, que foi descontinuado. 

 

Morada do CC em território nacional

Ao pedir ou renovar o Cartão de Cidadão, se tiver 17 anos ou mais, fica automaticamente inscrito no recenseamento eleitoral da freguesia correspondente à morada declarada no Cartão de Cidadão. 

Se renovar o Cartão de Cidadão e declarar uma nova morada, a sua inscrição no recenseamento é automaticamente atualizada. Será notificado pela Administração Eleitoral da atualização do local do seu recenseamento com base na nova morada.

Se mudar de casa, deve alterar a morada no Cartão de Cidadão para que a sua inscrição no recenseamento fique atualizada.

Para mais informações consulte esta página

Para saber o local exato onde pode votar em cada ato eleitoral, consulte os cadernos de recenseamento.

 

Morada do CC no estrangeiro

Ao pedir ou renovar o Cartão de Cidadão, se tiver 17 anos ou mais, fica automaticamente inscrito no recenseamento na comissão recenseadora (secção consular da Embaixada ou posto consular) da área da morada declarada no Cartão de Cidadão.

Em qualquer momento, pode pedir o cancelamento da sua inscrição automática no recenseamento eleitoral, exceto se estiver a decorrer o período de suspensão do recenseamento eleitoral (durante os 60 dias anteriores à data do ato eleitoral).

Se pedir ou renovar o Cartão de Cidadão tem de optar pela manutenção ou pelo cancelamento da inscrição no recenseamento, ficando essa informação registada no sistema.

Se tiver o Cartão de Cidadão caducado há mais de 24 meses, a inscrição no recenseamento fica inativa.

Se tiver o Bilhete de Identidade com morada no estrangeiro pode inscrever-se junto da comissão recenseadora (secção consular da Embaixada ou posto consular) da área de residência.

Para mais informações consulte esta página

Para saber o local exato onde pode votar em cada ato eleitoral, consulte os cadernos de recenseamento.