Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Roteiro para a Justiça: equipa governativa visita Registo do Porto

A Ministra da Justiça e o Secretário de Estado visitaram as instalações do Palacete dos Pestanas, no Porto, onde funcionam os serviços de identificação civil e os registos civil e automóvel.
07 jun 2022, 23:09
IRN
Equipa governativa visitou as instalações e contactou com trabalhadores dos vários serviços.
Equipa governativa visitou as instalações e contactou com trabalhadores dos vários serviços.

A Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e o Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, visitaram esta segunda-feira, 6 de junho, os serviços de Registo do Palacete dos Pestanas, no Porto, no âmbito do Roteiro para a Justiça.

A equipa governativa foi recebida pela presidente do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), Filomena Rosa, e por Bruno Maia, vogal do IRN.

Conduzida pela Diretora do Registo Civil do Porto, Maria Manuel Oliveira, e pela diretora do Registo Automóvel do Porto, Maria Helena Reis, a comitiva visitou as instalações, contactando com os trabalhadores do Departamento de Identificação Civil e dos serviços de Registos Civil e Automóvel.

Aproveitando o facto de estar num espaço que reúne já muito daquilo que será o novo modelo de atendimento do Registo a implementar, Filomena Rosa, apresentou o plano de ação do IRN para o futuro, com foco na transformação digital em vários eixos. Além do novo modelo de atendimento, esta transformação privilegia uma maior usabilidade dos dados para que sirvam de apoio à gestão e estejam disponíveis a outros serviços da administração pública; serviços online renovados e mais intuitivos; um atendimento mais especializado e direcionado para o ciclo de vida do cidadão e das empresas; renovação dos espaços físicos; e reestruturação dos serviços centrais com vista à melhoria do serviço prestado. “Queremos que os trabalhadores estejam todos envolvidos nestas transformações e sejam também atores dessas mesmas mudanças”, frisou a presidente do IRN.

Catarina Sarmento e Castro elogiou a estratégia delineada, manifestando a disponibilidade da tutela para apoiar esta mudança. Sublinhando que a transformação digital “é absolutamente indispensável”, a governante salientou que a melhor forma de fazer estas mudanças é envolvendo “as pessoas que trabalham no terreno”, contando com “as ideias de quem trabalha nestes domínios”. “Queremos transformar os procedimentos  para que o digital seja realmente uma mais-valia e, através dele, possamos encontrar uma forma mais ágil de chegar aos cidadãos, colmatando as suas necessidades”, afirmou.

Esta visita inseriu-se no Roteiro para a Justiça que está a percorrer o país nas várias áreas da Justiça, com o objetivo de contactar com os trabalhadores, avaliar as necessidades e definir prioridades na resolução de problemas e melhoria das condições.