Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Tem dúvidas sobre serviços do IRN? Esclareça-as por videoconferência

O atendimento informativo por videoconferência permite ao cidadão esclarecer dúvidas e poupar tempo, evitando deslocações desnecessárias. A procura deste serviço tem vindo a aumentar progressivamente desde que foi disponibilizado em julho do ano passado.
30 ago 2022, 13:00
IRN
O atendimento informativo por videoconferência é realizado online, na plataforma Teams.
O atendimento informativo por videoconferência é realizado online, na plataforma Teams.

Para aproximar os serviços dos cidadãos, o IRN procura facilitar a comunicação com os cidadãos e as empresas, disponibilizando o atendimento por videoconferência, através da plataforma Teams, para esclarecimento de dúvidas, evitando deslocações desnecessárias aos serviços. 

Com o atendimento informativo por videoconferência tornou-se mais fácil obter informações sobre o Cartão de Cidadão, registo de nascimento, o início do processo de casamento ou outros registos, ou ainda obter apoio no uso dos serviços online do IRN. Este serviço é totalmente gratuito e está acessível a qualquer cidadão. 

Os cidadãos podem solicitar o atendimento informativo por videoconferência, mediante pedido de agendamento. O pedido é efetuado através de formulário online, podendo o cidadão indicar o dia que lhe é mais conveniente para a marcação da videoconferência. Depois de submeter o pedido, basta aguardar pelo contacto dos serviços do IRN. Irá receber por e-mail o convite com o dia, horário e o link do Teams de acesso à sala virtual do atendimento. 

Desde que o serviço foi disponibilizado, em julho de 2021, até agosto deste ano, cerca de 340 cidadãos já solicitaram o atendimento por videoconferência. Os assuntos mais procurados e que mais suscitaram o pedido de agendamento estão relacionadas com a Nacionalidade, o Registo Civil e o Cartão de Cidadão. 

Poderá encontrar mais informações sobre o atendimento informativo por videoconferência nesta página.