1 ano a registar online o nascimento de novos cidadãos
Mais de 40 mil declarações de nascimento submetidas online desde abril de 2020
Registar o nascimento online
O mês de abril de 2020 marcou a simplificação do registo de nascimento, que até então só podia ser pedido presencialmente.
Com a disponibilização do serviço Registar nascimento online, os pais já não precisam de se deslocar a um balcão de atendimento, podendo fazer o pedido sem sair de casa.
Tal como um recém-nascido, durante este ano, o serviço Registar nascimento online tem crescido em número de pedidos e em função das novas valências nele introduzidas como é o caso do alargamento do registo de nascimento online aos cidadãos residentes em França e no Reino Unido e, mais recentemente, o agendamento do 1ª Cartão de Cidadão pelo Instituto dos Registos e do Notariado, através de um contacto telefónico para os pais que concluíram o pedido online do registo de nascimento. Estas medidas visam descomplicar a vida dos recém-progenitores, para que possam ocupar-se do mais importante e vêm responder à necessidade de encontrar alternativas seguras, acessíveis e cómodas para os pais registarem atempadamente os seus filhos, o que tem particular relevância no atual contexto pandémico.
Desde abril de 2020 foram submetidas online cerca de 40 mil declarações de nascimento em território nacional e 350 em França e no Reino Unido.
O registo de nascimento é obrigatório e gratuito e deve ser feito nos 20 dias após o nascimento da criança.
Consulte o Guia passo-a-passo com informação mais detalhada do processo, desde o pedido até ao registo.