Atualização: Reativação dos Serviços do IRN e Reforço de Segurança
Já estão disponíveis os serviços de autenticação, através do Autenticacao.gov, e o envio de notificações por SMS. Nas próximas horas, serão restabelecidos os serviços de pagamentos eletrónicos.
Informação: atualização sobre a reativação dos serviços do IRN
Na sequência do ataque informático à Agência para a Modernização Administrativa (AMA) no passado dia 10 de outubro, que afetou a plataforma de interoperabilidade da administração pública, informa-se que o IRN, em estreita colaboração com o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), a AMA e o Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça (IGFEJ), está a trabalhar intensamente para restabelecer gradualmente todos os seus serviços.
No momento, já estão disponíveis os serviços de autenticação, através do Autenticacao.gov, e o envio de notificações por SMS. Nas próximas horas, serão restabelecidos os serviços de pagamentos eletrónicos. No entanto, até que a conectividade esteja totalmente estabilizada, poderão ocorrer constrangimentos na utilização de serviços online, especialmente na conclusão de pagamentos através de meios eletrónicos.
Adicionalmente, alertamos que, em função deste ataque, poderão ocorrer tentativas de exploração de vulnerabilidades ou outros ataques, incluindo técnicas de engenharia social dirigidas a cidadãos e empresas. Reforçamos, por isso, que o IRN nunca realiza contactos através de meios não oficiais, como mensagens não solicitadas ou emails suspeitos. É importante elevar os níveis de alerta para possíveis tentativas de fraude por phishing ou outros métodos mais evolutivos, que tendem a aumentar em momentos como este.
O IRN compromete-se a garantir a segurança e a proteção dos dados pessoais, fundamentais para a segurança jurídica dos serviços que presta.
Os cidadãos poderão continuar a recorrer aos serviços presenciais do IRN disponíveis em Conservatórias, Espaços Registos e Lojas de Cidadão. Consulte aqui os locais. Nos balcões do IRN, pode:
- pedir o Cartão de Cidadão (CC) e o Passaporte Eletrónico Português (PEP)
- levantar o CC e PEP
- pedir registos civil, predial, comercial e de veículos.
O IRN está empenhado em restabelecer rapidamente todos os serviços e em garantir a continuidade dos nossos altos padrões de segurança e proteção de dados.