Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Aveiro e Leiria receberam sessões de auscultação pública do IRN

Várias entidades da região participaram nas sessões contribuindo para o debate em torno da mudança dos serviços de Registo.
27 mar 2023, 11:21
IRN
Painel de debate reuniu representantes de várias entidades.
Painel de debate reuniu representantes de várias entidades.

Foi com muita vontade de contribuir para a mudança dos Registos que Aveiro e Leiria receberam o programa nacional de auscultação do IRN, na passada sexta-feira, 24 de março. As sessões dedicadas ao debate dos ciclos de vida do Cidadão, da Empresa, dos Bens Móveis e do Prédio contaram com a participação de várias entidades da região Centro e foram muitos os contributos recebidos para a transformação em curso nos serviços do IRN.

As rondas de trabalhos permitiram aos participantes partilhar ensejos, necessidades e aspirações em relação aos serviços dos Registos, materializando-se o princípio de cocriação em que assenta esta iniciativa de auscultação pública.

Na breve intervenção, que antecedeu o debate nas mesas-redondas, a presidente do IRN, Filomena Rosa, destacou a visão, etapas e dinâmicas que orientam este caminho de renovação dos Registos. “Queremos, no fundo, renovar o modelo como prestamos serviços, não só em termos de canais, como na forma como nos organizamos, mantendo a qualidade, a segurança jurídica e tudo aquilo que de bom nos carateriza, mas melhorando todos os aspetos que possam causar ainda algum atrito”, referiu. A presidente sublinhou a importância desta iniciativa, apontando a comunicação como um dos pilares deste processo de gestão da mudança. “Queremos comunicar com os trabalhadores, com a sociedade civil, estando com todos e ouvindo todos para poder prestar um melhor serviço”, colmatou.

Na próxima quarta-feira, 29 de março, as sessões são dedicadas ao debate do ciclo de vida do prédio (Setúbal) e aos ciclos de vida do Cidadão, da Empresa, dos Bens Móveis e também do Prédio (Évora), que decorrem, respetivamente, no Melia Setúbal Hotel e Vila Galé Évora.  As sessões são de acesso livre e abertas à participação de todos, podendo os interessados inscrever-se através do site do IRN.

Além das sessões de debate, o programa de auscultação do IRN, que se estende até ao dia 31 de março, contempla ainda a possibilidade de participar online através de um questionário. Participe aqui.

Este programa nacional de auscultação pública tem como objetivo promover a participação ativa e alargada de cidadãos e empresas na identificação de oportunidades de redução de encargos administrativos, como custos do serviço, tempo despendido e outros recursos, e também identificar novas valências e serviços.