Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Cartão de Cidadão: o que fazer se perder ou lhe roubarem o cartão?

Em caso de perda, roubo ou cartão de cidadão deteriorado é possível fazer a renovação online, desde que tenha mais de 25 anos.
17 jan 2023, 16:43
IRN
Pessoa ao computador
Pessoa ao computador

O serviço de renovação online do Cartão de Cidadão, disponível desde maio de 2019 para maiores de 25 anos, pode ser utilizado para pedir uma segunda via do cartão, em caso de perda, roubo ou deterioração do documento.

Se o motivo da renovação for devido a um dos referidos anteriormente, deve primeiro cancelar o cartão antes de pedir um novo documento. Para pedir o cancelamento do CC, pode fazê-lo online através do portal ePortugal, ou por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão +351 210 990 111, disponível 24/7. Depois poderá pedir a 2.ª via e o novo cartão terá a mesma validade do cartão original.

A renovação online é um serviço disponível no portal ePortugal, acessível mediante autenticação, através da Chave Móvel Digital ou de um Cartão de Cidadão válido inserido num leitor de cartões, utilizando os respetivos códigos PIN do cartão.

Pode optar pelo pedido de CC normal, urgente ou extremamente urgente. No caso do pedido de CC normal é possível escolher receber o novo cartão na morada de casa, já no urgente ou extremamente urgente, terá de selecionar um balcão para o ir levantar (extremamente urgente disponível apenas no DIC do Campus de Justiça ou na LC do Porto).

Para os cidadãos que vivem no estrangeiro o cartão é enviado para o Consulado da área de residência que, caso tenha disponível o serviço de entrega ao domicílio, envia o CC para a morada associada ao cartão.

Em 2022 foram renovados online 30.701 cartões de cidadão.