Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Conferência virtual reúne membros da Rede Registal Iberoamericana

O tema da Conferência IBEROREG é "A resposta tecnológica do Registo em contexto de Covid-19".
23 set 2020, 17:53
IRN
Sala de reuniões com uma imagem projetada num monitor. Título e tema da conferência na parte inferior da imagem.
Sala de reuniões com uma imagem projetada num monitor. Título e tema da conferência na parte inferior da imagem.

Realiza-se hoje, 23 de setembro, o encontro virtual, via plataforma Zoom, dos países que integram a rede IBEROREG – Rede Registal Iberoamericana.

A IBEROREG é um projeto de interconexão que liga as organizações responsáveis pela atividade registal dos países membros numa plataforma colaborativa. A rede tem como objetivos promover a compreensão dos sistemas de registo de cada país e partilhar boas práticas, conhecimento e ideias.

Portugal é membro da rede IBEROREG, através do IRN, tendo sido convidado para participar nesta conferência, subordinada ao tema “La Respuesta Tecnológica del Registro ante el COVID-19”. 

Em análise e discussão estarão duas questões: 1) como a COVID-19 mudou o atendimento ao cidadão nos serviços do Registo e 2) quais as medidas e / ou ferramentas tecnológicas que ajudaram a manter o serviço.

Para responder a estas questões foi realizado um vídeo com Filomena Rosa, Presidente do IRN, e Rui Cruz, conservador e ponto de contacto na rede IBEROREG, que será apresentado no evento. 

Falado em língua espanhola, o vídeo foca os desafios e oportunidades que a crise pandémica revelou e elenca as medidas de resposta que permitiram criar condições para manter os níveis de eficiência e qualidade na prestação do serviço público. Destaque para os serviços online, o recurso a métodos de trabalho alternativos e à distância e para a capacidade de adaptação e resiliência dos trabalhadores. Veja aqui o vídeo.

Este evento é dirigido exclusivamente ao público interno das organizações que integram a rede IBEROREG.

Além de Portugal, a IBEROREG integra Espanha, Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, a Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.