Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

IRN apresenta a nova plataforma da Empresa Online 2.0

A nova plataforma para criação de empresa online foi apresentada esta sexta-feira, 26 de maio, em Lisboa e também online. O evento contou com a presença da Ministra da Justiça, do Secretário de Estado da Justiça e do Secretário de Estado da Economia.
29 mai 2023, 14:23
IRN
Presidente do IRN na sessão de abertura do evento Empresa Online 2.0
Presidente do IRN na sessão de abertura do evento Empresa Online 2.0

Na sessão de abertura, Filomena Rosa, Presidente do IRN, destacou o papel do Instituto nas últimas décadas enquanto “entidade de referência em matéria de inovação e modernização” na criação de “soluções inovadoras para responder às necessidades dos cidadãos e das empresas”, tanto a nível nacional como internacional. Sobre o projeto da Empresa Online 2.0, a Presidente disse que a reinvenção deste serviço e a apresentação desta nova plataforma é um passo importante no processo de modernização dos Registos, sublinhando que esta “onda de renovação” irá continuar e terá “novos capítulos muito em breve”.  

Para Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia, esta é mais uma medida favorável para as empresas, permitindo “que se possam adaptar com muito mais facilidade às alterações do mercado, garantindo sempre a segurança jurídica na concretização dos seus negócios.” 

Paula Galhardas, Conservadora dos Registos, apresentou a evolução histórica da Empresa Online, destacando as suas vantagens, principalmente durante a pandemia, reafirmando o sucesso e utilidade deste serviço para os cidadãos e empresas, que agora podem contar com uma plataforma mais abrangente, mais digital e à medida das suas expetativas. 

Abílio Silva, Conservador de Registos, apresentou com dinamismo as novas funcionalidades do serviço online e demonstrou como é simples e prático a constituição de uma sociedade através desta plataforma. 

Pedro Ferrão Tavares, Secretário de Estado da Justiça, agradeceu o trabalho e empenho do IRN naquele que considera ser “um momento importante e essencial para aquilo que é a mudança da Justiça e dos Registos”, destacando a simplicidade e facilidade da criação de empresas através deste serviço, e que contribuem para que Portugal seja uma referência a nível internacional neste âmbito.  

Catarina Sarmento e Castro, Ministra da Justiça, encerrou o evento, reconhecendo o contributo do IRN na modernização dos sistemas e na transição digital no âmbito do PRR. Entre as características da nova EOL 2.0, a Ministra destacou a interoperabilidade com as outras entidades, o acesso à ficha da empresa na área reservada e a autenticação segura como as principais vantagens que vão permitir tornar o ciclo de vida da empresa mais cómodo e simples para todos.  

Pode assistir ao evento completo neste link.  

A Empresa online 2.0 é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), enquadrado na componente destinada à Justiça Económica e Ambiente de Negócios. O objetivo é reforçar a competitividade da economia portuguesa, onde atualmente duas em cada três empresas já são constituídas através da Internet. 

O serviço está disponível no Portal da Justiça, em justica.gov.pt/empresa, para qualquer cidadão com acesso através da Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão com assinatura digital ativada, e para profissionais habilitados, como advogados, notários e solicitadores.

barra logos PRR