IRN apresenta a nova plataforma da Empresa Online 2.0
A nova plataforma para criação de empresa online foi apresentada esta sexta-feira, 26 de maio, em Lisboa e também online. O evento contou com a presença da Ministra da Justiça, do Secretário de Estado da Justiça e do Secretário de Estado da Economia.
Presidente do IRN na sessão de abertura do evento Empresa Online 2.0
Na sessão de abertura, Filomena Rosa, Presidente do IRN, destacou o papel do Instituto nas últimas décadas enquanto “entidade de referência em matéria de inovação e modernização” na criação de “soluções inovadoras para responder às necessidades dos cidadãos e das empresas”, tanto a nível nacional como internacional. Sobre o projeto da Empresa Online 2.0, a Presidente disse que a reinvenção deste serviço e a apresentação desta nova plataforma é um passo importante no processo de modernização dos Registos, sublinhando que esta “onda de renovação” irá continuar e terá “novos capítulos muito em breve”.
Para Pedro Cilínio, Secretário de Estado da Economia, esta é mais uma medida favorável para as empresas, permitindo “que se possam adaptar com muito mais facilidade às alterações do mercado, garantindo sempre a segurança jurídica na concretização dos seus negócios.”
Paula Galhardas, Conservadora dos Registos, apresentou a evolução histórica da Empresa Online, destacando as suas vantagens, principalmente durante a pandemia, reafirmando o sucesso e utilidade deste serviço para os cidadãos e empresas, que agora podem contar com uma plataforma mais abrangente, mais digital e à medida das suas expetativas.
Abílio Silva, Conservador de Registos, apresentou com dinamismo as novas funcionalidades do serviço online e demonstrou como é simples e prático a constituição de uma sociedade através desta plataforma.
Pedro Ferrão Tavares, Secretário de Estado da Justiça, agradeceu o trabalho e empenho do IRN naquele que considera ser “um momento importante e essencial para aquilo que é a mudança da Justiça e dos Registos”, destacando a simplicidade e facilidade da criação de empresas através deste serviço, e que contribuem para que Portugal seja uma referência a nível internacional neste âmbito.
Catarina Sarmento e Castro, Ministra da Justiça, encerrou o evento, reconhecendo o contributo do IRN na modernização dos sistemas e na transição digital no âmbito do PRR. Entre as características da nova EOL 2.0, a Ministra destacou a interoperabilidade com as outras entidades, o acesso à ficha da empresa na área reservada e a autenticação segura como as principais vantagens que vão permitir tornar o ciclo de vida da empresa mais cómodo e simples para todos.
Pode assistir ao evento completo neste link.
A Empresa online 2.0 é um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), enquadrado na componente destinada à Justiça Económica e Ambiente de Negócios. O objetivo é reforçar a competitividade da economia portuguesa, onde atualmente duas em cada três empresas já são constituídas através da Internet.
O serviço está disponível no Portal da Justiça, em justica.gov.pt/empresa, para qualquer cidadão com acesso através da Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão com assinatura digital ativada, e para profissionais habilitados, como advogados, notários e solicitadores.
