IRN celebra contrato interadministrativo com Município de Lagoa
A colaboração com os municípios para mobilidade de trabalhadores das autarquias, tem permitido ao IRN alocar recursos a áreas prioritárias, como o atendimento nos Serviços de Registo.
Representantes do IRN e da Câmara Municipal de Lagoa (Açores)
O Instituto dos Registos e Notariado (IRN) celebrou, esta quarta-feira, um contrato interadministrativo com o Município de Lagoa, nos Açores, com o objetivo de reforçar os recursos humanos do serviço de Registo local.
A assinatura do contrato teve lugar na sede do IRN, em Lisboa, na presença da presidente e do vogal do Conselho Diretivo, Filomena Rosa e Bruno Maia, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Lagoa (CML), Frederico Furtado de Sousa.
Este acordo permite a mobilidade de uma Assistente Técnica da CML para o Registo Civil, Predial e Comercial de Lagoa, por 18 meses, para desempenhar funções de atendimento e apoio administrativo.
O acordo de mobilidade de trabalhadores das autarquias para os serviços de Registo foi também já realizado com os municípios de Anadia, Valongo, Montemor-o-Novo e Santa Maria da Feira, permitindo assegurar nestas regiões a capacidade de resposta e a qualidade dos serviços de Registo prestados à população.
Até ao final de 2024, o IRN prevê estabelecer mais acordos com os municípios que demonstraram disponibilidade para ceder trabalhadores da carreira de Assistente técnico.
Esta medida insere-se numa estratégia mais ampla de gestão de recursos humanos, que visa não só reforçar os serviços de Registo, onde há maior carência de recursos humanos, como também assegurar um atendimento de qualidade e proximidade para todos os cidadãos.