Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Comité de prevenção do branqueamento de capitais reúne em Bruxelas

O Comité de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo promoveu uma reunião para debater a interconexão dos sistemas dos registos de beneficiário efetivo (BORIS).
10 mai 2024, 10:28
IRN
Comité de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo
Comité de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo

A reunião decorreu em Bruxelas, no passado mês de abril, e teve como objetivo permitir uma maior proximidade entre os peritos dos Estados Membros, e a partilha direta de contactos e experiências relativamente à implementação do BORIS.

A agenda incluiu a apresentação do ponto de situação de implementação por cada Estado Membro, através da resposta a um conjunto de questões previamente remetidas, sendo que, atualmente, 5 países estão já conectados e Portugal encontra-se neste momento em fase de testes.

A Letónia, Malta e Espanha fizeram apresentações sobre o funcionamento dos respetivos registos e a experiência com o desenvolvimento do BORIS.

O IRN é a autoridade nacional responsável pelo registo do beneficiário efetivo e pela implementação do BORIS. Cláudia Santos, coordenadora do Setor Jurídico e responsável pela implementação do projeto Registo Central de Beneficiário Efetivo (RCBE), e Ana Matias, coordenadora da unidade BC/RCBE do mesmo setor, representaram o instituto na reunião do Comité.