IRN participou na Semana da Função Pública de Cabo Verde
A utilização de modelos de inteligência artificial nos serviços dos Registos foi o tema central da intervenção do Vice-presidente do IRN na 2.ª edição da Semana da Função Pública, dinamizada pelo governo de Cabo Verde.
Vice-presidente do IRN participou na Semana da Função Pública de Cabo Verde
O Instituto dos Registos e do Notariado, representado pelo seu Vice-presidente, Jorge Rodrigues da Ponte, integrou a agenda da Semana da Função Pública de Cabo Verde, no dia 21 de junho, a convite do governo daquele país. Jorge Rodrigues da Ponte participou no painel “Inteligência Artificial – ameaça ou ferramenta na Administração Pública: a experiência de Portugal e a experiência de Cabo Verde”.
Através de videoconferência, o Vice-presidente falou das iniciativas inovadoras com recurso às tecnologias digitais e à inteligência artificial que o IRN tem vindo a testar e a disponibilizar nos novos sistemas e serviços online, para tornar os seus processos de negócio mais eficientes, destacando o gerador de nomes de firmas, o validador automático de autenticidade de documentos, integrado no novo sistema online de pedido de nacionalidade, e o Guia Prático da Justiça, um modelo conversacional (Chatbot) desenvolvido em colaboração com a Direção-Geral de Política de Justiça, que utiliza a tecnologia do ChatGPT para ajudar os cidadãos a obterem informação sobre casamento e divórcio e, em breve, sobre a criação de empresa.
Referindo-se à utilização de novas tecnologias, Jorge da Ponte adiantou que se pretende “continuar a desenvolver a inteligência artificial como copiloto para os sistemas de Registo”, tendo presente a salvaguarda da ética e da segurança dos serviços prestados e a garantia de que “as pessoas permanecem parte do processo de decisão e inovação”. São exemplos de projetos futuros do IRN a sumarização e validação de atos por videoconferência, a criação de um canal online com uma área reservada para os cidadãos que disponibilize todos os seus registos e a implementação de um Data Lake, isto é, um repositório de dados que permite acelerar a interoperabilidade da informação.
A 2.ª edição da Semana da Função Pública, subordinada ao tema “Os desafios da função pública na era da transformação digital”, realizou-se entre 20 e 23 de junho, numa organização do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública de Cabo Verde.