Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

IRN recebe delegação brasileira da Secretaria de Modernização

Na visita aos Serviços Centrais do IRN, no dia 16 de novembro, a delegação do Brasil teve oportunidade de apresentar o projeto da Carteira de Identidade Nacional.
23 nov 2022, 14:56
IRN
Filomena Rosa e Jorge Rodrigues da Ponte receberam a comitiva brasileira na sede do IRN.
Filomena Rosa e Jorge Rodrigues da Ponte receberam a comitiva brasileira na sede do IRN.

O IRN recebeu no dia 16 de novembro, em Lisboa, uma delegação da Secretaria da Modernização do Brasil composta por Eduardo Gomes da Silva, Secretário Especial de Modernização do Estado; Reginaldo Vieira de Abreu, Chefe de Gabinete do Secretário Executivo da Secretaria Geral da Presidência da República; André de Souza Monteiro, Secretário de Modernização Institucional e Regional; Eduardo Lacerda Filho, Diretor de Modernização da Identificação do Cidadão; e Simone Cabanelas Martinez, Gerente do Projeto.

A reunião decorreu na sede dos serviços centrais na presença da Presidente do Conselho Diretivo, Filomena Rosa e do Vice-Presidente, Jorge da Ponte.

Os representantes do governo brasileiro apresentaram o projeto da Carteira de Identidade Nacional, que materializa a reestruturação do documento de identidade, físico e digital, através de um único documento nacional, com um número nacional representativo do cidadão, de modelo seguro, e que contempla a comunicação segura de informações biográficas e biométricas entre todos os estados brasileiros. No futuro, pretende-se que este documento venha a ser o documento de identificação nacional, permitindo-se uniformizar a identificação do cidadão no país, que até agora tem 27 possibilidades de identificação válida, por cada Estado Federal e Distrito Federal.

O IRN partilhou a política de simplificação, modernização e transição digital em curso, relativa aos processos do Cartão de Cidadão, destacando o caso de sucesso da renovação automática e a intenção de desenvolver mais serviços em canais não presenciais.

Esta visita representou uma oportunidade para reforçar a cooperação e o intercâmbio de conhecimentos e boas práticas entre Portugal e o Brasil, desta feita, com destaque na identificação civil, tendo sido abordados desafios e estratégias a seguir, com vista a reforçar a segurança documental.