Nacionalidade sem deslocações: submeta o pedido online ou por correio
IRN aconselha utilização de canais não presenciais para submissão de pedidos de nacionalidade e reforça medidas para recuperar pendências.
Página do pedido de naionalidade online
Canais disponíveis para submissão de pedido de Nacionalidade
Para mitigar os picos de afluência de utentes aos balcões do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) para entrega de pedidos de nacionalidade - já de si habituais nesta época do ano – ou pedidos de informação sobre os processos em curso, o Conselho Diretivo do IRN adotou um conjunto de medidas para melhorar o serviço prestado ao público e promover maior comodidade aos cidadãos.
Assim, tendo presente que:
- o IRN dispõe de uma rede de 18 balcões de Nacionalidade em todo o país com horário de atendimento das 9h00 às 16h00;
- o atendimento espontâneo (presencial, sem marcação) nos balcões da Nacionalidade está sujeito à disponibilidade das senhas que forem emitidas durante o dia, em cada local;
- os locais que registam maior afluência de utentes (para entrega de pedidos de nacionalidade com fundamentação no tempo de residência em Portugal e ao abrigo do regime especial dos descendentes de judeus sefarditas), são os balcões de Lisboa e Porto.
O IRN informa que há alternativas ao atendimento presencial que permitem poupar tempo e deslocações desnecessárias, recomendando-se a utilização dos canais não presenciais:
1. Envio por correio postal
- Os cidadãos podem entregar o requerimento de nacionalidade e respetivos documentos por via postal, enviando o requerimento e toda a documentação para um balcão da Nacionalidade.
- O envio por correio é igualmente aconselhado aos cidadãos que já tenham um pedido de nacionalidade em fase de análise e necessitem de juntar documentos ao seu processo.
2. Submissão online de pedido de Nacionalidade
- O serviço online, disponível no portal Justica.gov.pt, permite a submissão de todas as tipologias de pedido de nacionalidade e respetivos documentos. Este serviço é exclusivo e obrigatório para os mandatários (advogados e solicitadores inscritos nas respetivas Ordens em Portugal) que representam cidadãos estrangeiros no pedido de nacionalidade.
Pedidos de Informações
Consulta online do estado do processo
Linha de apoio
- Está disponível o atendimento telefónico para apoio a questões da Nacionalidade na opção 1 da Linha Registos (+351) 211 950 500, das 9h00 às 17h00 de segunda a sexta.
- Poderá obter mais informações consultando a página do IRN, disponível em irn.justica.gov.pt.
Medidas para recuperar pendências
A partir de 1 de julho, em Lisboa, o IRN reforça os recursos humanos da Conservatória dos Registos Centrais, passando a contar com o apoio de mais 4 assistentes técnicos.
No Porto, o Arquivo Central do Porto será reforçado com uma equipa de 7 assistentes técnicos, para acelerar a entrada no sistema dos pedidos apresentados por correio e a tramitação dos pedidos pendentes.
Adicionalmente, de forma a tornar mais eficiente a tramitação dos processos, o balcão do Arquivo Central do Porto encerrará, temporariamente, o atendimento presencial, para poder dedicar os seus recursos aos pedidos recebidos por correio e canal online.
Para melhorar a eficiência dos serviços da área da Nacionalidade, o IRN tem vindo a implementar um conjunto de medidas de digitalização, suportadas em ferramentas tecnológicas, que visam aumentar a capacidade de tramitação de processos, reduzindo, consequentemente, o tempo de espera.