Nascimento Online é finalista do Prémio APDSI Transformação Digital
O projeto do IRN está nomeado na categoria “Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva”, integrando o leque de 9 projetos finalistas.
O serviço do IRN é um dos 9 finalistas do galardão.
O Registo de Nascimento Online com Pedido de 1.º Cartão de Cidadão e Atribuição de Nacionalidade é um dos projetos finalistas do “Prémio Transformação Digital 2022”. Os 9 finalistas do galardão foram anunciados esta quinta-feira, 17 de novembro, pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI). O projeto do IRN é um dos três candidatos a vencer o galardão na categoria “Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva”.
Este serviço do IRN possibilita aos pais pedirem o primeiro Cartão de Cidadão para os seus bebés, em simultâneo com o registo de nascimento. Abrange as crianças nascidas há menos de um ano, seja em Portugal ou no estrangeiro, permitindo pedir a atribuição da nacionalidade portuguesa, desde que um dos progenitores seja cidadão nacional. Lançado em abril de 2020, o registo de nascimento online tem progressivamente chegado a mais países e cidadãos nacionais, e atualmente está disponível em 58 países.
A cerimónia de entrega dos prémios aos 3 melhores trabalhos terá lugar no dia 25 de novembro de 2022, às 15h30, e será transmitida online a partir do Lagoas Park.
Com este galardão, a APDSI procura reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação (TIC), com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficiente e mais próximas do cidadão.
Saiba mais sobre o Registo de Nascimento Online com Pedido de 1.º Cartão de Cidadão e Atribuição de Nacionalidade.