Novos notários tomaram posse em Lisboa
A cerimónia de tomada de posse de 24 novos notários e notárias de todo o país a quem foram atribuídas licenças de instalação de cartório notarial, realizou-se esta quarta-feira na Ordem dos Notários, em Lisboa, na presença do Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares.
Foto de grupo dos notários que tomaram posse na ON em Lisboa.
Tomaram posse no dia 7 de setembro, na sede da Ordem dos Notários (ON), em Lisboa, 24 novos notários a quem foram atribuídas licenças de instalação de cartório notarial em 23 localidades, 12 das quais do interior do país.
A rede pública de cartórios notariais, que atualmente conta com cerca de 450 cartórios no continente e ilhas, passa a partir de agora a chegar a localidades onde antes não existia um cartório, permitindo aos cidadãos o acesso facilitado a “novos serviços notariais, tecnologicamente evoluídos e sem a necessidade de se deslocarem a outras localidades”, destacou o Bastonário da Ordem dos Notários, Jorge Batista da Silva. Essas localidades são Almeida, Alfândega da Fé, Alpiarça, Ferreira do Alentejo, Carrazeda de Ansiães, Lagoa, Mortágua, Mértola, Penedono, Velas, Vila Flôr e Tabuaço.
Também terão em breve novos cartórios, as cidades de Amadora, Cantanhede, Figueira da Foz, Lisboa, Mangualde, Matosinhos, Ponte de Lima, Santarém, Sintra, Torres Vedras e Valongo.
O Bastonário referiu que as novas licenças representam “novas oportunidades que se abrem", mas também o cumprir do desígnio de "implementação de uma rede verdadeiramente nacional e com capacidade para servir a população de todo o país”. A ON espera que esta seja uma realidade já em 2023, com um cartório notarial por concelho.
O Secretário de Estado da Justiça, Pedro Ferrão Tavares, sublinhou a proximidade aos serviços que se ganha com o início de funções dos novos notários em diferentes áreas geográficas, o que "contribui fortemente para a coesão territorial e para a equidade no acesso a serviços do interesse público". Reconhecendo “a responsabilidade e importância do momento [de tomada de posse]” para os notários, mas também para o país e para o Ministério da Justiça, pois estes profissionais são "parte fundamental da imagem da Justiça", Pedro FerrãoTavares referiu ainda que os notários são agentes transformadores que "podem e devem contribuir para a construção de um notariado cada vez mais eficiente e moderno". O Secretário de Estado lembrou que “os cidadãos esperam empenho, dedicação, competência para confirmar juridicamente e formalizar as suas vontades, dando forma legal, autenticidade aos atos e negócios jurídicos em que são interessados e esperam, de forma simultânea, que este serviço não redunde em exigências, burocracias e complexidades que sejam desnecessárias”, capacidades que exigem "persistência, criatividade, arriscar soluções inovadoras".
A cerimónia contou também com a presença da Presidente do IRN, Filomena Rosa, que parabenizou os novos notários e notárias pelo início de funções.
Reveja a cerimónia no vídeo: