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Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

Renovação automática do Cartão de Cidadão e consulta online do pedido

Quem recebeu a Carta PIN para renovar o Cartão de Cidadão de forma automática pode agora acompanhar online o estado da renovação do seu cartão.
26 mai 2021, 14:40
IRN
Renovação automática do Cartão de Cidadão com consulta online do estado do pedido
Renovação automática do Cartão de Cidadão com consulta online do estado do pedido

Esta nova funcionalidade está disponível a partir do Portal da Justiça e permite consultar o estado da renovação do Cartão de Cidadão, inserindo no formulário o número do Cartão de Cidadão, o dígito de controlo (o número entre 0 e 9 que está a seguir ao número do cartão) e a data de nascimento.

Os cidadãos podem também confirmar a autenticidade da referência multibanco que consta na Carta PIN que receberam, antes de efetuarem o pagamento, através do formulário disponível na página confirmar a referência Multibanco da carta PIN.

A renovação automática do Cartão de Cidadão abrange os cidadãos com 25 anos ou mais que têm o cartão prestes a caducar ou caducado desde janeiro de 2020.

60 dias antes do fim da validade do documento, é enviada, para a morada, a carta PIN com as instruções para a renovação do Cartão de Cidadão e uma referência multibanco para pagamento da renovação.

Se o cidadão não precisar de alterar o nome, a assinatura, a fotografia, a morada ou os contactos, deve fazer o pagamento da referência multibanco no prazo indicado na carta PIN e receberá o novo cartão na morada de casa.

As funcionalidades de consulta do estado da renovação e de confirmação da referência multibanco, para já, só estão disponíveis para a renovação automática com entrega do cartão de cidadão em casa, não estando disponíveis para os cartões renovados online ou presencialmente.