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Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

500 mil Cartões de Cidadão enviados para casa

Com o serviço de entrega do Cartão de Cidadão em casa, o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) já fez chegar às mãos dos seus titulares meio milhão de cartões.
18 jun 2021, 15:53
IRN
Entrega do Cartão de Cidadão em casa
Entrega do Cartão de Cidadão em casa

A entrega do Cartão de Cidadão em casa consiste no envio do documento para a morada de casa do respetivo titular, sem custos adicionais, evitando que os cidadãos tenham de deslocar-se aos balcões de atendimento, o que neste momento funciona como medida de prevenção da COVID-19.

O cartão é enviado por correio registado e é entregue apenas ao próprio, mediante prova da sua identidade, através de um documento de identificação com fotografia, como o Cartão de Cidadão (mesmo se estiver caducado), o Passaporte ou a Carta de Condução. Caso o titular do cartão não esteja em casa no momento da entrega, é deixado um aviso na caixa de correio para levantamento do cartão na loja CTT. A entrega no domicílio reveste-se de importância neste processo para securitizar a morada.

Além do território português, o serviço de entrega do Cartão de Cidadão em casa também abrange os portugueses residentes no estrangeiro, havendo consulados que já estão a operacionalizar a medida.

Desde 21 de abril que a opção de entrega do Cartão de Cidadão em casa está também disponível para as modalidades de renovação online e presencial.

Desde a disponibilização deste serviço, a 25 de setembro de 2020, a taxa de adesão tem sido crescente, demonstrando que é uma alternativa segura, acessível e cómoda para a entrega do Cartão de Cidadão, particularmente no atual contexto pandémico.