Ir para Conteúdo principal
Instituto dos Registos e do Notariado

Notícias do IRN

IRN conquista 2.º lugar em Prémio Internacional de Serviços Públicos

O projeto Nascimento Online arrecadou a medalha de prata do Global Public Service Team of the Year Award 2022, na categoria “Digital Innovators”.
10 jan 2023, 13:54
IRN
O serviço Nascimento Online ficou em segundo lugar no prémio Public Service Team of the Year 2022
O serviço Nascimento Online ficou em segundo lugar no prémio Public Service Team of the Year 2022

O IRN ficou em 2.º lugar no prémio Global Public Service Team of the Year Award 2022. O serviço Nascimento Online arrecadou a medalha de prata, na categoria Digital Innovators, do concurso internacional promovido pela ApoliticalA seleção dos premiados aconteceu através de uma votação a nível mundial que decorreu até ao passado dia 6 de janeiro. O IRN competia nesta categoria diretamente com mais quatro finalistas, tendo o prémio sido entregue ao programa E.I.T.A! Recife.

O IRN foi o único finalista português do Prémio Global Public Service Team of the Year Award 2022, uma das mais importantes distinções internacionais para equipas que trabalham com inovação no setor público. A plataforma internacional focada nas boas práticas de governação e Administração Pública distingue assim, pelo quinto ano consecutivo, equipas inovadoras neste âmbito.

Esta é a segunda distinção conquistada pelo projeto Nascimento Online, no espaço de dois meses, depois de ter sido distinguido com uma menção honrosa do Prémio Transformação Digital 2022, em novembro do ano passado, atribuída pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI).

Registo de Nascimento Online permite aos pais registar uma criança menor de um ano e simultaneamente fazer o pedido do primeiro Cartão de Cidadão, sem precisarem de deslocar-se a um balcão de atendimento. Este serviço do IRN está atualmente disponível também no estrangeiro, em 58 países, permitindo o pedido de nacionalidade portuguesa para as crianças nascidas no estrangeiro, filhas de portugueses.

Disponível desde abril de 2020, este serviço foi uma aposta do IRN para facilitar o registo de nascimento durante a pandemia COVID-19 e, desde aí, beneficiou de melhorias que lhe permitem chegar a cada vez mais cidadãos

Em dois anos já foram pedidos online mais de 21 mil registos de nascimento, dos quais 10% foram realizados a partir do estrangeiro.