Novo chatbot do IRN responde a dúvidas sobre Renovação de Residência
O IRN implementou um chatbot com inteligência artificial, baseado no modelo de linguagem do GPT-4 para responder em qualquer idioma a perguntas sobre renovação de autorização de residência. A nova ferramenta já está disponível no site do IRN.
Chatbot Irene responde a perguntas sobre renovação de autorização de residência
Com a reestruturação do sistema português de controlo de fronteiras, transitaram para o IRN, em novembro de 2023, novas competências relacionadas com a identificação de cidadãos estrangeiros e renovação de autorizações de residência.
Para apoiar os cidadãos a esclarecer dúvidas sobre o processo de renovação, e também fornecer suporte aos serviços na resposta às solicitações de informações, o IRN desenvolveu uma ferramenta conversacional interativa.
O novo chatbot, chamado IReNe, é um modelo de linguagem de inteligência artificial generativa baseado na tecnologia do GPT-4, que foi treinado com dados sobre renovação de autorização de residência provenientes do manual de procedimentos, perguntas frequentes, conteúdos informativos e de pedidos de informação que têm sido solicitados ao IRN por email. O modelo é capaz de compreender o contexto da conversa e responder no idioma que o utilizador estiver a utilizar.
Esta ferramenta está disponível no site do IRN e funciona no computador ou dispositivo móvel. A sua utilização é gratuita e não obriga a qualquer tipo de registo, nem recolhe dados pessoais durante a interação.
Nesta fase, as respostas obtidas podem conter imperfeições ou estar incompletas, pelo que o utilizador pode classificar a resposta, contribuindo para melhorar a aprendizagem do modelo.
No futuro,o IRN irá testar novas ferramentas de inteligência artificial em outros canais de comunicação, por exemplo para responder a emails e apoiar o atendimento telefónico.