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Instituto dos Registos e do Notariado

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Renovação por SMS do Cartão de Cidadão já facilitou a vida a mais de 100 mil portugueses

Desde 9 de junho os serviços do Registo enviaram mais de 240 mil SMS a pedir autorização para a renovação simplificada. Adesão ao serviço é de 34,2 por cento.
27 jul 2020, 09:04
IRN
Infografia Renovação por SMS do Cartão de Cidadão e dados estatísticos entre 9 de junho e 24 de julho. 
Infografia Renovação por SMS do Cartão de Cidadão e dados estatísticos entre 9 de junho e 24 de julho. 

Entre 9 de junho e 24 de julho, os serviços do Registo enviaram mais de 240 mil SMS a pedir autorização para a renovação simplificada por SMS, tendo aderido à nova modalidade 34,2% dos cidadãos visados.

Tal como a renovação online, a renovação por SMS dispensa deslocações a um balcão e é a forma mais simples de renovar a validade do Cartão de Cidadão (CC) para quem tem 25 anos ou mais e não precise de alterar dados do cartão.

Para beneficiar do serviço é necessário ter os contactos de telemóvel ou de email associados ao CC, entre outros requisitos.

No âmbito desta iniciativa, os serviços do Registo estão a contactar, por SMS ou email, os cidadãos com CC caducado a partir de 24 de fevereiro e que não tenham agendado a renovação. 

A adesão ao serviço é simples, basta responder por SMS com o código de renovação (token) indicado, no formato “CCRN token SIM”. A receção e envio do SMS não têm custos adicionais para o cidadão.

Entre 6 de junho, data em que o serviço arrancou, e 24 de julho, os serviços do Registo enviaram mais de 240 mil SMS, correspondente ao número de cartões caducados entre 24 de fevereiro e 18 de julho. 

Em média, por dia, foram enviados mais de dez mil SMS, tendo o dia 25 de junho registado um máximo no número de respostas SIM recebidas (3.023). 

Verifica-se um aumento gradual da taxa de resposta SIM, o que evidencia uma evolução positiva da adesão ao serviço. Até 24 de julho, foram já 100.741 as pessoas que enviaram a resposta SIM, que, em termos globais, representa uma taxa de adesão de 34,2%.

De realçar que 23% dos visados responde SIM no mesmo dia em que recebe o SMS e 11% responde no exato dia em que recebe o segundo aviso a relembrar. Refira-se que depois de receberem o SMS, os cidadãos dispõem de sete dias para responder.

Entre 9 de junho e 15 de julho deram entrada nos serviços do Registo 330.315 pedidos de renovação do CC, sendo 8,1% por via online, 27,5% por SMS e 64,4% por atendimento presencial.

Estes resultados demonstram o impacto positivo das medidas de simplificação da renovação do CC no atendimento presencial dos serviços do Registo e na vida dos cidadãos e abrem caminho para que mais serviços possam ser entregues em canais não presenciais.