Renovou o Cartão de Cidadão? Saiba se vai ser entregue em casa
Quem renovou o Cartão de Cidadão nos últimos meses pode agora pesquisar, online, se está abrangido pelo serviço de entrega em casa.
Ilustração do serviço de entrega do Cartão de Cidadão em casa
Uma nova funcionalidade disponível a partir do Portal da Justiça permite saber, a quem renovou o Cartão de Cidadão recentemente, se está abrangido pelo serviço de entrega na morada de casa.
A possibilidade de pesquisa está disponível na página de serviço Entrega do Cartão de Cidadão em casa, bastando colocar o número do Cartão de Cidadão no espaço indicado e clicar em “Pesquisar”.
A entrega do Cartão de Cidadão na morada de casa por correio registado é uma medida excecional e temporária disponível para todos os pedidos de renovação do Cartão de Cidadão, feitos por SMS, online ou presencialmente (serviços do Registo - Conservatórias, Lojas de Cidadão ou Espaços Cidadão), evitando a deslocação a um balcão de atendimento para levantar o cartão.
Abrange os cidadãos com 18 anos ou mais, residentes em território nacional, que renovaram o Cartão de Cidadão, ao qual tenham um contacto de telemóvel ou email associado, sendo ainda necessário que não estejam sujeitos ao regime do maior acompanhado.
O serviço funciona com base no envio prévio de um SMS do número (+351) 915 692 970 ou um email do endereço helpdesk-cartaodecidadao@irn.mj.pt, por parte do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), a informar os cidadãos sobre a entrega do Cartão de Cidadão na sua morada de casa.
Para aceitar a entrega do cartão em casa, o cidadão não terá de fazer nada, nem existem custos adicionais. Só se pretender recusar o serviço é que deverá responder por SMS no formato CCPostal (token) NÃO. Nesse caso, é informado que o cartão permanece no serviço do Registo indicado na carta PIN.
Ao fim de 48 horas, o cidadão recebe novo SMS a confirmar a sua decisão, prosseguindo-se com o envio do cartão para quem aceitou o serviço, ou seja, para quem não respondeu ao SMS.
A entrega do cartão na morada de casa é precedida pelo envio de um SMS com número de objeto postal e a informação do serviço de reencaminhamento SIGA, caso o cidadão pretenda alterar a morada.
O Cartão de Cidadão enviado por correio só pode ser entregue ao próprio pelo que, no momento da entrega pelos ctt, será solicitada a apresentação de um documento oficial com fotografia (por exemplo, Cartão de Cidadão caducado, Passaporte ou Carta de Condução).
Se não estiver em casa, é deixado um aviso de entrega na caixa do correio, que o cidadão poderá apresentar num balcão CTT para levantar o seu cartão, no prazo de seis dias úteis. Em alternativa, poderá recorrer ao serviço SIGA, que permitirá alterar o local de entrega, numa morada da sua preferência. No caso de não ser possível fazer a entrega pelos CTT, o cidadão é informado que o seu Cartão de Cidadão vai ser devolvido ao balcão indicado na carta PIN.
Desde que entrou em funcionamento, a 25 de setembro, o serviço de entrega do Cartão de Cidadão em casa já abrangeu mais de 100 mil cidadãos de todo o país.